Costantini receberá título de Cidadão Honorário

por Assessoria Comunicação publicado 31/10/2006 17h40, última modificação 14/06/2021 07h15
O cardiologista argentino Costantino Roberto Costantini será homenageado, no próximo dia 7, com o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A solenidade para entrega da honraria, atendendo proposta do vereador Tico Kuzma (PPS), será às 20h, no plenário do Palácio Rio Branco.
Ao justificar sua iniciativa, o parlamentar argumenta que “há 33 anos o homenageado entregou seu coração ao Brasil e ao estudo da especialidade. Desde então, conquistou prêmios, títulos e fundou o Hospital Cardiológico Costantini, referência no País e no exterior. Trouxe a mais moderna tecnologia em equipamentos e procedimentos, alcançando índices comparáveis aos melhores hospitais do mundo”.
Inédito
Tico Kuzma lembra que, usando técnica aprendida nos Estados Unidos, em 1979, Costantini realizou a primeira angioplastia coronariana (desobstrução da artéria coronária sem cirurgia) da América Latina, na Santa Casa de Misericórdia. “Fez à revelia das críticas de muitos, que julgavam a experiência arriscada. Hoje, o procedimento se confirma como a primeira opção no tratamento do infarto agudo”, comenta.
Em 2002, inaugurou a Fundação Francisco Costantini, que atua nas áreas de beneficência, educação e pesquisa, além de residência médica em cardiologia.