Desembargador será Vulto Emérito

por Assessoria Comunicação publicado 31/10/2006 18h20, última modificação 14/06/2021 07h15
A Câmara de Curitiba, por iniciativa do vereador Ney Leprevost (PP), aprovou, nesta terça-feira (31), projeto de lei que concede o título de Vulto Emérito ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Clotário de Macedo Portugal Neto.
Na tribuna, o parlamentar leu um breve currículo do magistrado, destacando que Portugal é um cidadão curitibano com história de vida merecedora das mais elevadas distinções de sua cidade natal e na qual sempre viveu”. Comentou, ainda, diversas qualidades do homenageado, como a integridade e a agilidade nos processos. “Faço, também, uma homenagem a todos os juízes do TRE do Paraná, que conduziram com tranqüilidade as últimas eleições, fortalecendo a instituição e a democracia”, acrescentou Leprevost.
O líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSDB), cumprimentou o vereador pela escolha do nome e lembrou que conhece o desembargador desde a sua infância. “Além de Portugal, que tem uma história bonita e de dignidade, esta é uma homenagem também muito justa ao TRE, pelas brilhantes ações desempenhadas”, disse.
Os vereadores Angelo Batista, Jairo Marcelino (PDT), Serginho do Posto (PSDB), Nely Almeida (PSDB), Tico Kuzma (PPS) e Paulo Frote (PSDB) também cumprimentaram Ney Leprevost pela indicação do título e destacaram as ações do TRE nesta eleição. José Roberto Sandoval (PSC) e André Passos (PT) igualmente destacaram a homenagem, que, segundo eles, é muito justa.
Biografia
Clotário de Macedo Portugal Neto nasceu em Curitiba e ingressou no serviço público em 1955, sendo auxiliar judiciário no Tribunal de Justiça e no TRE do Paraná. Anos mais tarde, formou-se pela Faculdade de Direito de Curitiba, advogando por oito anos.
Foi juiz  nas comarcas de Guaíra, São Mateus do Sul e União da Vitória, onde permaneceu até sua promoção ao cargo de juiz substituto na comarca de Curitiba. Promovido ao cargo de juiz do Tribunal de Alçada, foi nomeado, na seqüência, desembargador do TJ.
Professor da Escola da Magistratura do Paraná, palestrante em várias capitais brasileiras, participou de seminários e comissões na área jurídica. Neto do primeiro presidente do TRE no Paraná, assumiu o mesmo cargo seis décadas depois. Seu pai também foi desembargador e juiz eleitoral.