Aprovado título a cônsul do Japão

por Assessoria Comunicação publicado 31/10/2006 18h50, última modificação 14/06/2021 07h16
A Câmara de Curitiba aprovou, na sessão plenária desta terça-feira (31), por unanimidade, projeto que concede o título de Cidadão Honorário a Hirotsugu Hagiuda, cônsul geral do Japão no Paraná. A iniciativa é de autoria do vereador Rui Hara (PSDB).
O homenageado nasceu em Tóquio, em 1946, e graduou-se na Universidade de Línguas Estrangeiras daquela cidade. Seu primeiro emprego foi no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, onde foi diretor assistente da Divisão Sudoeste da Ásia e Divisão de Assuntos de Segurança Nacional.
Em agosto de 1992, assumiu sua primeira função em outro país, como cônsul  do Japão em Miami, Estados Unidos. Três anos depois, foi transferido para a embaixada do Japão em Bangladesh. Na seqüência, foi designado para a Grécia, como ministro conselheiro.
Sua última transferência foi em 2004, para Curitiba, como cônsul geral do Japão no Paraná. “Neste cargo, Hagiuda não tem medido esforços para a melhoria da qualidade de vida dos paranaenses, incrementando diversas  ações, entre elas o Programa de Assistência a Projetos Comunitários”, destacou Hara.
Projetos
“Em Curitiba, o programa já aprovou 13 projetos, no valor de US$ 514 mil. A Prefeitura recebeu ajuda financeira para a aquisição de equipamentos para os Liceus do Boqueirão, Uberaba, Xapinhal e Cajuru ,que hoje capacitam milhares de pessoas”, acrescentou o vereador.
Lembrou, ainda, que o Instituto Pró-Cidadania também recebeu verba para capacitação em informática de professores da rede municipal de ensino. O governo japonês ajudou na construção de oito salas de aula na Escola de Educação Especial Nilza Tartuce e reforma da Escola Especializada Primavera, além do projeto de inclusão de deficientes visuais do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania.
Na área de saúde, foram aprovadas propostas para doação de máquinas de hemodiálise para a Associação Criança Renal, ampliação e melhoramento do serviço diagnóstico da Associação Saza Lattes, atendimento humanizado na UTI neonatal da Sociedade Civil Beneficente Mater Dei e aquisição de equipamentos para UTI e centro cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Também reconstrução da Casa de Recuperação Nova Vida e projeto de conservação de saúde da Sociedade Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira da cidade.
“As vésperas da comemoração do centenário da imigração, o cônsul Hagiuda tem procurado ampliar o intercâmbio cultural no Paraná,  incrementando a  participação do consulado em atividades culturais”, concluiu Rui Hara.