Cores e causas: Palácio Rio Branco é iluminado em apoio a cinco campanhas

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 30/06/2023 08h05, última modificação 29/06/2023 16h11
Junho Violeta, Branco, Vermelho e a Imigração Japonesa foram os destaques do mês.
Cores e causas: Palácio Rio Branco é iluminado em apoio a cinco campanhas

Palácio Rio Branco iluminado de lilás, como alerta para o Dia Mundial de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), ganhou iluminação especial no mês de junho em apoio a quatro campanhas cívicas e de conscientização. Destaque para o Junho Violeta, dedicado à conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa. O pedido foi do vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade), que tem falado repetidamente da importância da denúncia desses casos. “O agressor não pode ficar impune jamais. Precisamos proteger nossos idosos”, reforçou.

A campanha gira em torno do Dia Mundial de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa, que é celebrado no dia 15 de junho. Entre os objetivos dessa causa, está a luta contra o etarismo na sociedade, caracterizado pela discriminação em razão da idade mais avançada. “Essas práticas são prejudiciais à saúde e à dignidade emocional, psicológica e econômica das pessoas na terceira idade”, disse Marciano Alves. A cor violeta foi utilizada na iluminação do prédio histórico entre os dias 15 e 17 de junho, voltando nos dias 20 e 21 de junho.

A pedido do vereador Toninho da Farmácia (União), a mesma cor violeta foi usada, de 1 a 6 de junho, para destacar a campanha de conscientização, a de combate e prevenção ao ceratocone. A doença é caracterizada por um afinamento progressivo da porção central da córnea, dando-lhe um formato mais cônico que a sua curvatura normal e provocando distorção substancial da visão. Ele é o autor da lei municipal 15.735/2020, que cria o Junho Violeta, como mês voltado para combate e conscientização da doença.

Doação de sangue
Outra campanha de conscientização que ganhou destaque foi o Junho Vermelho. Instituída em Curitiba pela lei 15.188/2018, a iniciativa tem como objetivo orientar, valorizar e incentivar as pessoas para a importância da doação de sangue. Entre os dias 7 a 14 de junho, por iniciativa de Bruno Pessuti (Pode), o vermelho se tornou a cor da iluminação do Palácio Rio Branco em apoio.

O Junho Vermelho faz referência ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho, por ação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. “Celebrar a doação de sangue é celebrar um ato de amor”, enfatizou o vereador Bruno Pessuti (Podemos). 

Combate às drogas
Entre os dias 22 e 26 de junho, a cor branca iluminou o Palácio Rio Branco, a pedido do vereador Ezequias Barros (PMB). Ele é o autor da lei municipal 15.439/2019, que institucionalizou em Curitiba a campanha Junho Branco, dedicada a ações e campanhas de prevenção e conscientização sobre o uso de drogas .

A data de 26 de junho é o Dia Internacional de Combate às Drogas, que visa a alertar a população sobre os perigos e as consequências do uso de substâncias ilícitas. A campanha busca conscientizar pessoas de todas as idades, desde jovens até adultos, sobre os riscos associados ao consumo de drogas, incluindo problemas de saúde física e mental, dependência química, prejuízos sociais e familiares, além de consequências legais.

Imigração japonesa
Por iniciativa do vereador Nori Seto (PP), nos dias 18 e 19 de junho, o prédio histórico do Legislativo de Curitiba se vestiu de vermelho e branco, cores alusivas à bandeira do Japão, para homenagear os 115 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil no dia 18 de junho de 1908. Para celebrar a data, a Câmara Municipal de Curitiba realizou uma sessão solene (19), que homenageou 33 entidades nikkeis e 6 ex-vereadores de origem japonesa (saiba mais).   

Iluminação temática
Construído entre 1891 e 1895, o Palácio Rio Branco abriga a CMC desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, antes sediava a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual em 1978 (saiba mais).

Desde 2019, a iluminação externa do Palácio Rio Branco pode ser alterada para simbolizar o apoio a datas comemorativas, campanhas de conscientização e outros temas de interesse público. Os destaques do primeiro semestre deste ano foram as iniciativas na área da saúde pública.

O pedido para alterar a cor da fachada do prédio histórico precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados.

No caso das entidades da sociedade civil, elas podem apresentar a causa
aos gabinetes parlamentares, que podem abraçá-la e encaminhar a proposta à Diretoria de Comunicação. Se incluída no calendário anual, cada iluminação é agendada por no máximo uma semana. 

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques