Coral Italiano, líderes e mais notas do dia 19 de setembro

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 19/09/2022 15h02, última modificação 19/09/2022 15h02
Pronunciamentos e debates em plenário, registros, proposições lidas no pequeno expediente, visitas e outros conteúdos.
Coral Italiano, líderes e mais notas do dia 19 de setembro

Notas da Câmara Municipal de Curitiba do dia 19 de setembro. (Arte: Arquivo/CMC)

Segurança*
O arrombamento da sede do Coral Italiano de Santa Felicidade foi comentado em plenário. Segundo o parlamentar, os moradores e comerciantes da região têm reclamado da falta de segurança. “Vândalos levaram a fiação [elétrica] e equipamentos da sede do coral. Pedimos à Polícia Militar do Paraná que reforce as rondas ostensivas e preventivas no bairro”, frisou Sidnei Toaldo (Patriota).

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Composição de comissões*
O bloco parlamentar Novo/Solidariedade indicou seu novo representante para a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização e para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (019.00010.2022), no lugar da vaga antes ocupada pela vereadora Indiara Barbosa, licenciada, por indicação médica, no começo de setembro. Fará parte dos colegiados o vereador Rodrigo Marcial (Novo).

Indicação de líderes*
Requerimento do partido Novo indica Amália Tortato para liderança da bancada, com Rodrigo Marcial para a primeira vice-liderança (042.00010.2022). Indiara Barbosa era a líder e Amália, a vice-líder da bancada.

Fundação de Ação Social*
Requerimentos fazem questionamentos à Fundação de Ação Social (FAS) solicitando informações sobre a prestação de serviço e repasse de valores para a Associação de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) (062.00598.2022).

Ponte*
Foi protocolado na CMC pedido de informações ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), solicitando esclarecimentos sobre o projeto de manutenção da ponte que liga o Jardim Paranaense ao Zoológico, no bairro Osternack. A justificativa, relatada pela comunidade, é que a ponte encontra-se fechada para manutenção desde o início do ano (062.00599.2022).

Equipamentos*
Requerimento indaga a Urbanização de Curitiba (Urbs) sobre a aferição dos equipamentos de geolocalização utilizados para aplicação de multas pelos agentes de trânsito (062.00600.2022).

Revitalização*
Requerimento faz questionamento à Prefeitura de Curitiba, solicitando informações sobre a existência de projetos para revitalização da rua Rubem Berta, no bairro Pinheirinho (062.00601.2022).

Trânsito*
Informações sobre ações educacionais feitas com motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres fazem parte do pedido à Superintendência de Trânsito (Setran) (062.00602.2022).

Reforma e ISS*
Dois requerimentos fazem questionamentos à Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento (SMOP). O primeiro solicita informações sobre a reforma e ampliação do Conselho Tutelar de Santa Felicidade (062.00603.2022); e o segundo, sobre o número de enquadramentos do regime tributário do ISS fixo nos últimos três anos (062.00604.2022).

Restrições eleitorais I
Em respeito à legislação eleitoral, a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro. Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo.

Restrições eleitorais II
Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência pública, porém com condicionantes (saiba mais).

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva