Coordenador da Olimpíada de Matemática é cidadão de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 26/10/2017 20h10, última modificação 21/10/2021 10h06

Há 13 anos Yuan Jin Yun incentiva estudantes do Paraná a participarem da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), conciliando essa atividade de coordenador regional do evento com a docência na Universidade Federal do Paraná (UFPR). A partir desta quinta-feira (26), por iniciativa do vereador Pier Petruzziello (PTB), ele passa a ser cidadão honorário de Curitiba – cidade que adotou para viver em dezembro de 1993, quando iniciava sua carreira acadêmica na UFPR.

“Cheguei em 1991 no Rio de Janeiro para fazer doutorado no Impa [Instituto de Matemática Pura e Aplicada] sem falar português”, recordou, bem-humorado, o homenageado. Yuan é natural de Tangliu, uma vila rural na China, onde começou os estudos em Matemática. “Sinto-me orgulhoso por Curitiba ter me aceitado”, agradeceu. “Agora como curitibano”, continuou, “vou continuar a contribuir com Curitiba”. Além do trabalho na difusão da matemática, com a Obmep, o homenageado participou da criação do pioneiro curso de Matemática Industrial da UFPR e no mestrado profissional, para capacitar os professores da rede pública.

Com 60 anos de idade, e um extenso currículo acadêmico, que ele apresentou aos vereadores (confira aqui), Yuan foi homenageado pela Câmara de Curitiba com uma sessão solene, presidida por Julieta Reis (DEM), no prédio histórico do Legislativo – o Palácio Rio Branco – na qual lhe foi entregue a certidão de cidadão honorário (lei municipal 15.057/2017). “Para mim é uma alegria conceder esse título ao senhor, aprovado pelos 38 vereadores de Curitiba”, disse Petruzziello. Ele relatou que a sugestão partiu do deputado federal Alex Canziani (PTB/PR). “É alguém que faz diferença”, ele me disse, acrescentando que “só a educação pode salvar o país”.

Canziani viria para Curitiba participar da cerimônia, mas, impedido pelas condições meteorológicas, que impediram o voo, foi representado por Cid Queiroz, da Câmara Federal. Em um vídeo, exibido na cerimônia, elogiou o engajamento de Yuan com a educação, chamando-o de “o chinês mais brasileiro que eu conheço”, e destacando seus esforços “para o desenvolvimento do Brasil”. Na mesa da cerimônia, com os parlamentares e com o homenageado, estavam a vice-reitora da UFPR, Graciela Bolson de Muniz, o diretor do Setor de Ciências Exatas da UFPR, Marcos Sunye, a 1ª tenente Taiane Menezes, representando o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira, e o superintendente do Instituto Municipal de Turismo, Osvaldo Dietrich.

No plenário, além de alunos do homenageado, prestigiaram a cerimônia o presidente do Ibrics (Instituto Brasil Rússia Índia China e África do Sul de Incentivo à Ciência e à Cultura), Rubens Gennaro, dois vice-presidentes da entidade, Arun Kumar e Dmitri Lobkov, o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR, Eduardo Barra, o vice-diretor de Ciências Exatas da UFPR, Alexandre Trovon, o chefe do departamento de Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, Ma To Fu, o diretor de ensino do Instituto Federal do Paraná, Diego Zontini, o superintendente do Ministério do Trabalho no Paraná, Paulo Alberto Kronéis, e o presidente da Atcpar, Laerzio Chierozin Junior.