Conscientização, trânsito e mais notas da sessão plenária de 12 de abril

por Sophia Gama* e Mauricio Geronasso**, especial para a CMC — publicado 12/04/2022 17h20, última modificação 13/04/2022 09h31
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Conscientização, trânsito e mais notas da sessão plenária de 12 de abril

Notas da sessão plenária de 12 de abril. (Arte: Arquivo/CMC)

Abril Marrom*
Pastor Marciano Alves (Solidariedade) usou sua fala no pequeno expediente desta terça-feira para reforçar a campanha Abril Marrom, preventiva contra a cegueira. O mês é referente ao Dia Nacional do Braille, que é comemorado em 8 de abril. Já o marrom é referente à cor mais comum dos olhos dos brasileiros. “Em 2020, o Brasil tinha uma estimativa de 28 milhões de pessoas com perda de visão. O Abril Marrom, além da inclusão de pessoas com deficiência visual, pretende chamar a atenção para o tratamento e reabilitação visual”, afirmou Alves.

Agradecimentos*
Em nome de seu gabinete, Oscalino do Povo (PP) usou o pequeno expediente para agradecer à Prefeitura de Curitiba pelos serviços prestados na cidade. “A limpeza do rio Henry Ford, as obras do consórcio do rio Pinheirinho, que também estão andando, e até mesmo os fiscais do meio ambiente, já que em ambas as regionais - Portão e Pinheirinho - veem a necessidade desta equipe”, explicou o vereador. Além disso, Oscalino também pediu um minuto de silêncio em respeito ao falecimento do pai do vereador Marcos Vieira, o senhor Francisco de Castro Vieira; e da senhora Alzira Ribeiro Antunes, moradora do Bairro Alto, que ajudou a desenvolver a região.

Terreno baldio**
Vereadora Indiara Barbosa (Novo) encaminha à Prefeitura de Curitiba pedido de informações sobre o número e as especificações de terrenos/imóveis não ocupados e não edificados que estejam registrados em nome do município (062.00248.2022).

Inexigibilidade**
Pedido de informações sobre a inexigibilidade da licitação de Astrolábio Música e Multimídia é o tema do pedido da vereadora Indiara Barbosa (Novo) à Fundação Cultural de Curitiba (062.00249.2022).

Seringas**
A vereadora Maria Letícia (PV) solicita informações à Secretaria Municipal da Saúde e à Secretaria do Meio Ambiente sobre a destinação de seringas e agulhas utilizadas na campanha vacinal contra a covid-19 (062.00250.2022).

Trânsito I**
O cronograma de execução envolvendo a abertura da rua Maria Homan Wisniewski, bem como a implementação de semáforos no cruzamento com as ruas João Dembinski e Robert Redzimski, no bairro CIC, é o tema de solicitação de informações à Prefeitura Municipal, por parte do vereador Mauro Ignácio (União). A solicitação visa obter os prazos para conclusão das obras de benfeitorias à comunidade (062.00251.2022).

Trânsito II**
O vereador Salles do Fazendinha (DC) solicita informações à Prefeitura de Curitiba acerca do andamento do projeto de implantação de trincheira ou binário no viaduto do bairro Caiuá (062.00252.2022).

Visita**
A Câmara Municipal de Curitiba recebeu a visita do vereador Julio Kuller (MDB), da cidade de Ponta Grossa (PR). Ele foi recepcionado por Herivelto Oliveira (Cidadania). O parlamentar paranaense é reconhecido pela dedicação à área das pessoas com deficiência e pela luta contra a desigualdade.

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

**Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.

Revisão: Vanusa Paiva