Confirmado Polo Gastronômico da Alameda Prudente de Moraes

por Assessoria Comunicação publicado 06/05/2019 10h25, última modificação 05/11/2021 11h31

O plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmou, na sessão desta segunda-feira (6), os dois projetos que constavam na pauta para segunda discussão. Um deles é o que cria o Polo Gastronômico da Alameda Prudente de Moraes, enquanto o outro declara de utilidade pública a Associação Esportiva Master Donas da Bola. Os vereadores também aprovaram seis propostas de lei em primeiro turno, dentre elas um crédito orçamentário para a mobilidade urbana, além de nove sugestões ao Poder Executivo.

O Polo Gastronômico da Alameda Prudente de Moraes (005.00096.2018) é de autoria de Bruno Pessuti (PSD) e foi aprovado por unanimidade, com 30 votos. Segundo defendeu o vereador no primeiro turno, na última terça-feira (30), a ideia é proporcionar “mais segurança, harmonia estética, repressão ao comércio ambulante ou irregular e promoção de festivais artísticos e gastronômicos” na região.

Para Pessuti, o trecho da Prudente de Moraes entre a Saldanha Marinho e a Carlos de Carvalho é “a rua mais conectada do Brasil”, uma vez que “quem passa por ali recebe, nos celulares, mensagens dos estabelecimentos comerciais”. Curitiba tem outros polos gastronômicos, como os da Itupava, de Santa Felicidade, do Alto Juvevê, da Salgado Filho, do Água Verde e o da Região Norte.

As iniciativas se baseiam no artigo 121 do Plano Diretor, que determina o incentivo à criação de “aglomerações urbanas, caracterizadas por localizarem-se em locais de passagem comercial, capazes de promover transformações para a expansão de produtos e serviços de natureza gastronômica, através da formação de parcerias, acordos e convênios, aumentando a condição de produção local, aproximando os agentes do setor e permitindo a qualificação permanente do segmento, em prol do crescimento econômico e social, assim como o fortalecimento da identidade local”.

Utilidade pública
O outro projeto confirmado em plenário é de Paulo Rink (PR) e também teve unanimidade, com 25 votos favoráveis (014.00045.2018). A Associação Esportiva Master Donas da Bola é composta por mulheres que se reúnem semanalmente para a prática do handebol, sendo que uma delas integrou a seleção brasileira da modalidade.

Rink destacou, durante o primeiro turno, que existem 227 mil pessoas federadas a entidades esportivas ligadas ao handebol no Brasil. “Para cada R$ 1 investido em esporte no Brasil, tem-se uma economia de R$ 7 na saúde”, apontou o autor.