Confirmada Utilidade Pública para a Associação de BMX de Curitiba
Tico Kuzma defendeu, na tribuna, a concessão da Utilidade Pública para a entidade que forma atletas de BMX em Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram em definitivo, na sessão desta segunda-feira (1º), o projeto de lei do vereador Tico Kuzma (PSD) que concede a Declaração de Utilidade Pública Municipal à Associação de BMX de Curitiba. Kuzma destacou em plenário que a entidade, criada em 2019, promove e fomenta a modalidade — olímpica desde 2008 — e atua na formação de novos atletas, inclusão social e oferta de atividades contínuas para crianças, jovens e adultos. (014.00029.2025).
O vereador ressaltou sobre eventos recentes realizados pela entidade, como o Festival de BMX Racing Smelj Curitiba, e o papel da pista de BMX do Parque Olímpico do Cajuru como centro de formação de novos atletas, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (Smelj) e com participação de alunos da rede pública de ensino. Para o vereador, o trabalho da associação funciona como instrumento de prevenção social, ao oferecer alternativas esportivas estruturadas e acessíveis.
“A associação estrutura atividades continuadas, busca inclusão social, forma novos atletas e dá oportunidade a crianças, jovens e adultos de vivenciar o esporte, a disciplina e o convívio comunitário”, testemunhou Kuzma. Ele também citou o impacto positivo do BMX no turismo esportivo e na valorização de espaços públicos, além do surgimento de talentos, como a atleta mirim Sophia Nelsen, de 7 anos, vencedora de competições nacionais e internacionais. Segundo Kuzma, a entidade atende plenamente aos critérios de utilidade pública, e a declaração pode fortalecer sua atuação, ampliar o alcance das atividades e beneficiar ainda mais a comunidade curitibana.
Favorável ao projeto, João da 5 Irmãos (MDB) afirmou que a certificação deve ajudar a associação a captar mais recursos, “para fortalecer ainda mais o trabalho que está sendo realizado”. “Podem contar comigo sempre, pois o esporte transforma vidas, ainda mais quando vem por meio de um projeto social”, emendou. João destacou que a pista de BMX do Parque Olímpico do Cajuru atualmente atende cerca de 300 crianças, “e já se tornou uma referência na América Latina”.
Emitida pela CMC, a Utilidade Pública serve como um atestado de bons antecedentes, facilitando a realização de convênios com o poder público. A concessão do título é regulamentada pela lei complementar municipal 117/2020, que coloca como condições a prestação de serviços de interesse da população, a sede na cidade, a documentação em dia e a apresentação de relatório de atividades.
Acompanharam a votação o presidente da Associação de BMX de Curitiba, Alex Junior Amaral dos Santos, e o professor de BMX da Smelj, Juliano Passoni.
Homenagem a Danilo Avelleda, ícone do teatro, tem votação definitiva
Os vereadores também aprovaram, em segundo turno, com unanimidade (22 votos favoráveis), o projeto apresentado por Angelo Vanhoni (PT) que concede o título de Vulto Emérito de Curitiba ao ator, diretor, autor e produtor Danilo Serge Avelleda, um importante nome da história do teatro paranaense. A proposta reconhece os mais de 70 anos de contribuição do artista para o teatro e a cultura de Curitiba. Relembre como foi o debate na primeira votação.
Favorável à iniciativa (116.00005.2025), Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) justificou seu voto ao afirmar que Danilo Serge Avelleda “não é apenas um artista, mas um patrimônio de Curitiba”. Ela parabenizou Vanhoni pela iniciativa da homenagem e acrescentou que a concessão do Vulto Emérito coloca as “as pessoas no lugar em que elas devem estar”, e reconhece “décadas de resistência, dedicação e amor à cidade e à cultura”, concluiu.
O Vulto Emérito de Curitiba é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas na capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento de Curitiba, nos termos da lei complementar 109/2018. A homenagem é equivalente à Cidadania Honorária de Curitiba, concedida aos nascidos fora da cidade. Por tratar-se de um Decreto Legislativo, o texto segue agora para promulgação do presidente da Câmara Municipal, vereador Tico Kuzma (PSD).
Semana do Avivamento (SDA) no calendário oficial segue para sanção
Outra iniciativa acatada em definitivo foi a proposta de lei de Guilherme Kilter (Novo) que torna oficial a realização da Semana do Avivamento (SDA) em Curitiba. De acordo com o autor, o objetivo é fixar a realização do evento no calendário oficial da cidade (005.00461.2025). O texto segue agora para sanção do prefeito Eduardo Pimentel. Relembre como foi o debate em primeiro turno.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba