Confirmada homenagem a Dora Bertulio, da UFPR, em segundo turno

por José Lázaro Jr. | Revisão: Pedritta Marihá Garcia — publicado 17/09/2020 09h31, última modificação 17/09/2020 09h31
Uma denominação de logradouro e uma utilidade pública municipal também foram aprovados hoje em segunda votação.
Confirmada homenagem a Dora Bertulio, da UFPR, em segundo turno

Confirmada homenagem a Dora Bertulio, da UFPR, e outros dois projetos, em segundo turno. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta quarta-feira (16), em segundo turno, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmaram, em votações unânimes, os projetos de lei apreciados na véspera. Com 28 favoráveis, ao CMC decidiu homenagear com a Cidadania Honorária da capital a professora e procuradora Dora Lucia de Lima Bertulio, da Universidade Federal do Paraná (006.00022.2019).

Natural de Itajaí (SC), ela é mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foi uma das protagonistas na luta pela implementação das cotas raciais e sociais na UFPR. A iniciativa foi protocolada por Professora Josete (PT).

Com 30 votos favoráveis, o plenário também aprovou a indicação de Zezinho Sabará (DEM) para denominar um logradouro de Curitiba como praça São Pedro (009.00026.2019). Completando as votações em segundo turno a declaração de utilidade pública municipal à Federação Paranaense de Basketball (014.00061.2019), proposta por Pier Petruzziello (PTB), recebeu 32 votos favoráveis.

No dia, também foram avaliadas, em primeira análise, homenagem póstuma ao maestro Waltel Branco e o enrijecimento da lei dos maus-tratos aos animais. Ambos os projetos de lei retornam à pauta da próxima segunda-feira (21), em segunda votação.

Restrições eleitorais
A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficiais do Legislativo (YouTubeFacebook e Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais).