Comunidade terapêutica terá Utilidade Pública Municipal

por Fernanda Foggiato | Revisão: Brunno Abati* — publicado 13/02/2023 10h25, última modificação 13/02/2023 11h08
Aprovado em primeiro turno unânime, o projeto de lei precisa da confirmação em plenário.
Comunidade terapêutica terá Utilidade Pública Municipal

Diretor do CREJER, o pastor Roberto Carlos acompanhou a discussão. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na sessão dessa segunda-feira (13), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) sinalizou o apoio às atividades do Centro de Reabilitação e Formação de Líderes Jeová Rapha (CREJER), que deverá receber a Declaração de Utilidade Pública. O primeiro turno foi unânime com 32 votos positivos (014.00014.2022). Conforme a proposição, a entidade não possui fins lucrativos e trabalha na recuperação da dependência química, atendendo tanto homens quanto mulheres desde a pré-adolescência (confira o relatório de atividades).

A iniciativa é do vereador Ezequias Barros (PMB) e retornará à pauta, nesta terça (14), para a confirmação em plenário. “É um centro de reabilitação para a dependência química e o alcoolismo de uma forma diferente da convencional”, explicou o autor. Um de seus irmãos foi vítima das drogas, mas outro se recuperou, após se tratar em comunidade terapêutica.

O tratamento, ponderou Barros, não pode ser feito “na marra”. “É um ambiente de segmento cristão em meio à natureza. O tratamento é feito numa [instituição] muito bacana, muito boa, com lugar até para a pesca, a prática do futebol”, apontou. Ainda segundo o vereador, a pessoa em tratamento também pode receber formação profissional, por meio de parcerias com empresas. “Não é simplesmente um depósito de pessoas, mas um local onde se pode aprender, de certa forma, uma profissão, dando assim a condição da pessoa voltar à vida e trabalhar.”

“É um trabalho muito dignificante. Vidas são mudadas, famílias restauradas. A família toda é restaurada quando um jovem é recuperado da dependência química”, comentou Noemia Rocha (MDB). Com a Utilidade Pública Municipal, salientou Sidnei Toaldo (Patriota), será possível indicar emendas orçamentárias para a organização. “É importante nós trazemos essas entidades e apoiarmos o trabalho de cada uma delas”, pontuou Osias Moraes (Republicanos).

“Realmente, um projeto muito importante. Nós, que trabalhamos na ponta, sabemos da importância desse projeto”, disse o Pastor Marciano Alves (Solidariedade). Em nome da bancada do PT, Angelo Vanhoni também declarou apoio à iniciativa. Diretor do CREJER, o pastor Roberto Carlos acompanhou a discussão. O projeto recebeu ainda uma emenda, proposta pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para adequações técnicas no texto (034.00043.2022).

A Câmara também discute, nesta manhã, em primeiro turno, a criação do Conselho Municipal da Diversidade Sexual (CMDS). As sessões plenárias são realizadas de segunda a quarta-feira, a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba