Comunicação Escrita Legislativa é tema da próxima oficina da CMC

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 03/11/2022 09h10, última modificação 03/11/2022 15h11
Dando continuidade ao curso sobre Comunicação Oficial, a Escola do Legislativo promove novo curso nesta sexta (4).
Comunicação Escrita Legislativa é tema da próxima oficina da CMC

Curso da Escola do Legislativo será ministrado por Carlos Barbosa e é aberto à comunidade. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta sexta-feira (4), a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) desenvolve o curso sobre Comunicação Escrita Legislativa, no plenário da Casa. O evento ocorre das 9h ao meio-dia e é voltado para servidores e assessores parlamentares, sendo 50 vagas disponíveis presencialmente. 

Há também inscrições abertas ao público, assim como é possível acompanhar a oficina pela transmissão ao vivo que acontecerá no YouTube da CMC. Aqueles que realizarem a inscrição e apresentarem as tarefas propostas durante o curso - seja presencial ou remotamente, através de e-mail - terão direito a um certificado de participação.

No curso, serão desenvolvidos conceitos e características da Redação Oficial, bem como a lei complementar federal 95/1998 - que trata da elaboração, redação, alteração e consolidação de leis - e pronunciamentos. A técnica legislativa visa a elaboração de boas leis; não no sentido de justiça ou conteúdo, mas, sim, no sentido de precisão, coesão, clareza e concisão.

A oficina é um desdobramento do curso ministrado na última sexta (28), sobre Comunicação Oficial Escrita. O diretor da Escola, Carlos Barbosa, é o responsável por ministrar as duas partes da oficina. Servidor efetivo da Câmara de Curitiba, Barbosa é formado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também possui especialização em Literatura Brasileira e História Nacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Desde 2021 na direção da Escola do Legislativo, foi lotado na Divisão de Redação, de 2010 a 2014; coordenador técnico da Ouvidoria de Curitiba, entre 2015 a 2016; e assessor parlamentar na Câmara e na Assembleia Legislativa do Paraná, de 2017 a 2020.

Para ficar por dentro deste e de outros cursos ofertados pela CMC siga as nossas redes sociais como YouTube, Instagram, Facebook e Twitter.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato

Revisão: Alex Gruba