Comissão de Segurança Pública acata selo "Moto Experts"

por Assessoria Comunicação publicado 17/11/2015 11h05, última modificação 05/10/2021 07h16

A Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública da Câmara Municipal de Curitiba aprovou, na manhã desta terça-feira (17), o projeto proposto por Cacá Pereira (PSDC) que cria o selo “Moto Experts”, um incentivo para que empresas promovam ações de conscientização quanto à segurança no trânsito para motoqueiros (005.00172.2015). Para Cristiano Santos (PV), relator da matéria, “o projeto está apto do ponto de vista formal e orçamentário. A certificação almejada enaltece o motociclista cidadão”, disse. Com esse parecer, o projeto está apto a ser votado em plenário.

De acordo com a proposta, o selo “Moto Experts” é uma logomarca que poderá ser exibida nos produtos e no material publicitário da empresa. A certificação teria validade de 24 meses e seria concedida pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), em conjunto com a Agência Curitiba de Desenvolvimento (leia mais).

O projeto também determina três categorias do selo: bronze (motociclista inicial), prata (motociclista parcial) e ouro (motociclista total). “Só em 2014, 224 motociclistas sofreram acidentes de trânsito em Curitiba. De janeiro a agosto deste ano, foram 69 ocorrências. É dez vezes mais que os acidentes com carros de passeio”, alertou o autor, Cacá Pereira.

Acessibilidade
A comissão também deu parecer favorável ao projeto de Zé Maria (SD) que propõe a implantação de banheiros adaptados para pessoas com deficiência nas praças centrais da cidade, e também fraldários com piso tátil e outras comodidades para cadeirantes, idosos ostomizados (005.00132.2015). A relatora Carla Pimentel (PSC) votou favoravelmente e foi acompanhada pelos outros integrantes do colegiado.

Presidida pelo vereador Chico do Uberaba (PMN), a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública também tem a participação dos vereadores Beto Moraes (PSDB), Carla Pimentel (PSC), Cristiano Santos (PV) e Sabino Picolo (DEM).