Comissão de Pontes e Viadutos apresenta relatório final em plenário

por Fernanda Foggiato — publicado 16/12/2020 11h45, última modificação 16/12/2020 17h13
Colegiado especial poderá ser recriado na próxima legislatura.
Comissão de Pontes e Viadutos apresenta relatório final em plenário

Bruno Pessuti divulgou balanço da Comissão Especial de Pontes e Viadutos. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Relator da Comissão Especial de Avaliação de Pontes e Viadutos da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Bruno Pessuti (Pode) apresentou, na sessão desta quarta-feira (16), o relatório final das atividades. O documento sugere à Prefeitura de Curitiba, dentre outros encaminhamentos, a realização de reparos no viaduto da rua João Negrão, conhecido como Ponte Preta. Instalado em novembro de 2019 com o objetivo de prevenir acidentes, o colegiado teve os trabalhados encerrados na última sexta (11) e poderá ser recriado em 2021. 

Conforme o laudo técnico da Ponte Preta, realizado gratuitamente pela empresa Amitech por meio da tecnologia da nuvem de pontos (que faz uma varredura em 3D, com um laser scanner), a obra do final do século 18 possui danos devido às constantes colisões de veículos e outras intempéries. Também foram constatados problemas de conservação por vandalismo e o desalinhamento estrutural. A vistoria ocorreu no final de agosto.

Bruno Pessuti, ainda hospitalizado para se recuperar da Covid-19, sugeriu à próxima Mesa Diretora que a tecnologia da nuvem de pontos seja utilizada para uma inspeção do Palácio Rio Branco, sede da CMC. Outro apontamento do relatório final, que será encaminhado ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), é a criação de um departamento ou comissão no Poder Executivo, para o monitoramento periódico das pontes e viadutos da cidade.

O relator lembrou dos problemas identificados na ponte de madeira localizada na rua Dário Garcia, no Parque Tingui, vistoriada no final de 2019. Mesmo com a realização de obras emergenciais pela prefeitura, a comissão promoveu, no primeiro semestre, o concurso Talento Urbanístico Jovem, com a sugestão de projetos definitivos para o local. A competição foi vencida pela equipe Ekobé, formada por acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O relatório final detalha as demais inspeções. O Viaduto do Orleans, por exemplo, também recebeu obras de manutenção após a vistoria do colegiado. “Foi anunciada a obra de duplicação. Quem sabe no futuro ele possa servir como outra obra de arte para Curitiba”, afirmou Pessuti.

“Por fim, atingimos nosso objetivo de verificar essas pontes e viadutos e evitar um acidente como outras cidades tiveram”, finalizou o relator. De acordo com ofício do Ippuc, a cidade possui 60 viadutos, 46 trincheiras, 318 pontes, 68 passarelas, 217 acessos e 204 pinguelas (ponte rústica de madeira, sem proteção lateral).