Comissão de Meio Ambiente apoiou a Semana Lixo Zero

por Fernanda Foggiato | Revisão: Alex Gruba — publicado 30/01/2023 09h25, última modificação 30/01/2023 09h33
O colegiado ainda avaliou pareceres a 19 projetos de lei em discussão na CMC.
Comissão de Meio Ambiente apoiou a Semana Lixo Zero

Meio Ambiente encabeçou o apoio institucional à Semana Lixo Zero. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC), por meio da iniciativa da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos, aderiu à da 13ª edição da Semana Lixo Zero, em outubro de 2022. O movimento, realizado em cidades brasileiras e de mais oito países latino-americanos, busca conscientizar sobre o consumo e a responsabilidade dos resíduos produzidos. 

Coordenadas pelo Instituto Lixo Zero, a campanha tem como tema, em 2022, “Lixo Zero é Coletivo e Comunidade”. O calendário oficial de eventos de Curitiba também conta com a Semana Municipal Lixo Zero, criada pela lei 14.767/2015

O apoio à 13ª edição da Semana Lixo Zero reuniu a visita à sede da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Unidos do Bairro (Acuba) e a divulgação de conteúdo institucional, para promover a conscientização sobre o descarte responsável de resíduos, no site e redes sociais da CMC.   

Projetos em discussão
O colegiado de Meio Ambiente se reuniu 12 vezes no ano passado, emitindo 21 pareceres a 19 projetos de lei em discussão no Legislativo. “Em 2002, a Comissão de Meio Ambiente se mostrou muito ativa e colaborou ativamente para projetos estratégicos para a cidade”, frisou a presidente do colegiado, Maria Leticia (PV). A vereadora realizou a prestação de contas a última sessão plenária de 2022, dia 20 de dezembro.

Uma das pautas analisadas pelos vereadores foi o ajuste no limite territorial entre Curitiba e Fazenda Rio Grande. De iniciativa do Poder Executivo, o projeto encerrou a discussão nos colegiados permanentes com o parecer favorável de Meio Ambiente, em abril passado, confirmado em plenário na sessão de 13 de junho e transformado na lei municipal 16.025/2022.

Dentre outros temas discutidos pelo colegiado, Maria Leticia também frisou a retirada da fiação em desuso, a reparação de danos causados às calçadas, a coleta de medicamentos e a segurança hídrica. Além da vereadora, o grupo reuniu, em 2022, Nori Seto (PP), vice-presidente, Leonidas Dias (Solidariedade), Marcos Vieira (PDT) e Sidnei Toaldo (Patriota).

Um dos dez colegiados permanentes da CMC, a Comissão de Meio Ambiente tem como atribuições debater pautas relacionada à política e sistema municipal do meio ambiente, ao saneamento básico, à proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais, ao desenvolvimento sustentável e aos assuntos metropolitanos.