Comissão de Economia elege controlador do Legislativo para mandato em 2022

por Claudia Kruger — publicado 17/12/2021 16h20, última modificação 17/12/2021 19h10
Com mudança em lei, novo controlador fará mandato-tampão, de um ano, até próxima eleição que deve coincidir com a da Mesa Diretora.
Comissão de Economia elege controlador do Legislativo para mandato em 2022

Servidor de carreira há 9 anos, Tiago Przysiada foi eleito pela Comissão de Economia. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Em reunião remota extraordinária da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, nesta quinta-feira (17), foi aprovado por unanimidade o nome do servidor Tiago Przysiada como novo controlador do Legislativo. Conduzida pela vice-presidente do colegiado, Indiara Barbosa (Novo), o encontro serviu exclusivamente para debate acerca do candidato único ao cargo.

Servidor efetivo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) desde 2012, Przysiada é formado em Administração e pós-graduado em Prática de Gestão na Administração Pública. Há seis anos trabalha na Controladoria do Legislativo, onde atualmente é chefe da Divisão de Controle Interno da Casa. Em diversas ocasiões assumiu o cargo de controlador durante períodos de ausência da atual ocupante do cargo, Heloíse Altheia, cujo mandato se encerra em 2021.

Em 2019, a lei que rege a eleição do controlador mudou e reduziu de quatro para dois anos o mandato do controlador, como forma de coincidir com a gestão da Mesa Diretora da Câmara. Pela regra antiga, a atual controladora termina seu mandato de quatro anos, sendo que o novo controlador exercerá o cargo apenas pelo ano de 2022, ao final do qual haverá nova eleição. A regra de transição está prevista na lei municipal 15.454/2019.

Aprovado com seis votos favoráveis, Tiago Przysiada afirmou que seu objetivo é aproximar a Controladoria dos demais setores do Legislativo. Em resposta às falas de Professora Josete (PT) e João da Loja 5 Irmãos (PSL), afirmou que deve trabalhar para melhorar o fluxo interno de processos, dando mais celeridade às ações da administração, e defendeu o intercâmbio entre os setores administrativos da Casa como forma de melhorar a transparência.

Órgão de controle interno e social da Câmara de Curitiba, a Controladoria do Legislativo (Conlegis) tem como função avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual (PPA) e no orçamento do Legislativo, Além disso, de forma integrada com o sistema de controle interno da Prefeitura de Curitiba, fiscaliza a execução de programas de governo e do orçamento municipal e das normas estabelecidas na LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal (lei complementar 101/2000).

Cabe à Controladoria comprovar a legalidade e avaliar os resultados quanto à eficácia e eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial da Câmara. Examinar as fases de execução da despesa, inclusive verificando a regularidade das licitações e contratos, sob os aspectos da legalidade, legitimidade, economicidade e razoabilidade, exercer o controle sobre a execução da receita bem como as operações de crédito, emissão de títulos e verificação dos depósitos de cauções e fianças; entre outras atribuições.

Além de Indiara Barbosa, Professora Josete e João da Loja 5 Irmãos, também integram o colegiado de Economia Serginho do Posto (DEM), presidente, Flávia Francischini (PSL), Hernani (PSB), Jornalista Márcio Barros (PSD), Osias Moraes (Republicanos) e Tito Zeglin (PDT). A íntegra da reunião que elegeu o controlador pode ser conferida no YouTube da Câmara de Curitiba.