Comissão da Visibilidade Negra planeja audiência e tour guiado pela cidade

por Filipi Oliveira — publicado 27/09/2021 09h15, última modificação 27/09/2021 09h12
A Comissão Especial tem o objetivo de tratar da visibilidade e da presença negra em Curitiba e da contextualização histórica de monumentos, edifícios e logradouros públicos
Comissão da Visibilidade Negra planeja audiência e tour guiado pela cidade

Com a pandemia, as comissões da CMC são feitas por videoconferência. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Comissão Especial de Visibilidade Negra, em reunião virtual na última quinta-feira (23), definiu a realização de uma audiência pública e um tour guiado pela cidade para tratar da temática. As propostas foram apresentadas pela presidente do colegiado, Carol Dartora (PT), e acatadas pelos presentes. As datas ainda serão marcadas.

A gente tem um grupo de pessoas são ligadas ao tema, de revisão do patrimônio, ligadas ao movimento negro, que querem que a gente consiga rever e dar visibilidade para alguns pontos da cidade que se referem à história afro-brasileira e afro-curitibana. Então a proposta é de audiência pública para debater o tema. Seria a primeira ação da comissão”, disse Carol.

A outra iniciativa, segundo ela, é fazer um tour pela cidade “com historiadores em pontos que tratam da temática”. Todos os vereadores concordaram e combinaram de agendar a atividade externa numa sexta-feira. O vice-presidente da comissão, João da 5 Irmãos (PSL), também levantou a hipótese da elaboração de um projeto de lei que incentive o grafite como manifestação artística no município de Curitiba.

O colegiado ainda aprovou o regulamento interno da comissão e acordou com a prorrogação de mais 60 dias da vigência do colegiado. O requerimento (084.00002.2021) foi protocolado e deverá ser votado pelo plenário nesta semana. Além de Carol Dartora e João da 5 Irmãos, integram a Comissão Especial de Visibilidade Negra Herivelto Oliveira (Cidadania), Jornalista Marcio Barros (PSD), Maria Leticia (PV), Oscalino do Povo (PP), Osias Moraes (Republicanos).