Comissão Especial da Visibilidade Negra

Vereadores que integram a comissão

VEREADOR(A)FUNÇÃO
Vereadora Carol Dartora

Carol Dartora (PT)

presidente

Vereador João da 5 irmãos

João da 5 Irmãos (PSL)

vice-presidente
Vereador Herivelto Oliveira

Herivelto Oliveira (Cidadania)

relator
Vereador Jornalista Marcio BarrosJornalista Márcio Barros (PSD)membro

Vereadora Maria Leticia

Maria Leticia (PV)

membro

Vereador Oscalino do PovoOscalino do Povo (PP)membro
Vereador Osias MoraesOsias Moraes (Republicanos)

membro

Alterações da composição original da comissão:

Por meio do requerimento 019.00024.2021, de 04/08/2021, o bloco parlamentar DEM/PMB desistiu da vaga na comissão, que havia sido indicada ao vereador Serginho do Posto (DEM). A vaga foi preenchida pelo bloco PT/PV, que indicou Maria Leticia (PV) via requerimento 406.00041.2021.

A Comissão da Visibilidade Negra, no papel, chama-se Comissão Especial para Tratar de Visibilidade da Presença Negra na Cidade de Curitiba e da Contextualização Histórica de Monumentos, Edifícios e Logradouros Públicos Visando ao Direito da Sociedade ao Conhecimento de Sua Formação Histórica, Intelectual e Cultural (051.00001.2020).

Proposta pela vereadora Maria Leticia (PV), a comissão foi aprovada em plenário em agosto de 2020 (leia mais). É uma resposta do Legislativo ao entendimento do Grupo de Trabalho Nacional de Políticas Étnico Raciais da Defensoria Pública da União que há um “apagamento e silenciamento” da população negra na história da capital do Paraná. Em síntese, pelos próximos 60 dias, os membros do colegiado revisarão as denominações de monumentos e edificações públicas, para ampliar a presença do povo no contexto histórico e turístico da cidade.

O colegiado, conforme o requerimento de criação, tem prazo de 60 dias para a consecução dos seus objetivos. Já homologada pelo presidente da Câmara, a comissão deve ser instalada logo no começo do mês de agosto. Na ocasião, os parlamentares membros irão definir quem serão os responsáveis pela presidência, vice-presidência e relatoria dos trabalhos.