Visibilidade Negra, pastel de capivara e mais notas do dia 8 de maio

por Fernanda Foggiato e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Ricardo Marques — publicado 08/05/2023 12h40, última modificação 08/05/2023 13h57
Pronunciamentos, requerimentos do pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Visibilidade Negra, pastel de capivara e mais notas do dia 8 de maio

Notas da sessão plenária da Câmara de Curitiba do dia 8 de maio. (Arte: Arquivo/CMC)

Visibilidade Negra I
A Câmara de Curitiba aprovou requerimento para prorrogar, por mais 120 dias, a duração dos trabalhos da Comissão Especial da Visibilidade Negra em Curitiba (084.00002.2023). O prazo começará a ser contado a partir de 22 de maio. O colegiado apresentou, no ano passado, o projeto de lei batizado de Enegrecendo Muros, com o objetivo de promover um concurso cultural na cidade (005.00137.2022).

Visibilidade Negra II
Instalada em agosto de 2021, a Comissão Especial da Visibilidade Negra era presidido por Carol Dartora (PT), agora deputada federal. Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) foi indicada para compor o grupo, em seu lugar, mas a presidência continua vaga. João da 5 Irmãos (União) segue como vice-presidente. 

Pastel de capirava*
Rodrigo Reis (União) usou a tribuna da CMC para solicitar o apoio da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran) para que sejam regulamentados os locais de estacionamento no entorno da praça 29 de Março, onde ocorre a tradicional Feira Verde, aos domingos. “As pessoas vão à feira para fazer suas compras, tomar um café e comer o famosos pastel de capivara e são presenteados com uma multa por estacionamento irregular”, criticou Reis. De acordo com o parlamentar, a sinalização é confusa. “Deveria haver uma orientação por parte dos agentes. Mas, ao contrário, desnecessariamente as multas são emitidas”, reclamou. O projeto de sugestão para os novos modelos de carrinhos do comércio ambulantes de Curitiba também foi citado pelo parlamentar. ”Peço ao Ippuc que participe desse processo para que, juntos, possamos trazer melhoria nas condições de trabalho destes comerciantes”, finalizou.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Vitória Régia*
Toninho da Farmácia (União) utilizou a tribuna do plenário para esclarecer os questionamentos realizados por parlamentares sobre a propriedade do terreno localizado nos fundos da Unidade Básica de Saúde Vitória Régia, no bairro CIC. “Trata-se de um terreno público, onde estamos trabalhando para que seja criada uma área de lazer para as crianças do Colégio Marli Queiroz de Azevedo”, informou o parlamentar.

Obras em Curitiba*
Gostaria de fazer um agradecimento especial ao prefeito Rafael Greca e ao presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, pelo esclarecimento sobre os projetos que estão previstos para acontecer na cidade de Curitiba”, disse Toninho. As grande estruturas e melhorias previstas para o centro histórico foram elogiadas pelo parlamentar. “Nossos bairros também serão contemplados com essas melhorias previstas”, celebrou. Ainda durante sua fala, o vereador pediu providências para a melhoria do trânsito na região do Tatuquara. “É necessário que se realize a abertura da rua Francisco Bugalski Filho para a Rodovia do Xisto, só assim o fluxo do trânsito trará benefícios aos motoristas que utilizam as vias”, explicou.

UPA CIC*
O vereador Zezinho do Sabará (União) alertou em plenário o longo tempo de espera para obter atendimento médico de urgência e emergência. “A UPA CIC melhorou muito após a reunião que tivemos a diretoria da unidade, bem como as ações tomadas pela Comissão de Saúde, junto à Secretaria [da Saúde] do Município”, destacou o parlamentar. “No entanto, acredito que duas horas de tempo de espera ainda é muito alto. Temos certeza que isso ainda pode ser melhorado”, cobrou.

Polícia Federal*
Estarrecido com o que chamou de “perseguição política”, o vereador Eder Borges (PP) criticou as ações da Polícia Federal, que fizeram busca e apreensão na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, na semana passada, para apurar possível fraude em dados de vacinação. “É uma vergonha essa perseguição. Falta do que fazer”, opinou. “Torná-lo inelegível [Bolsonaro] é uma missão deste desgoverno, que será lembrado pelos atos de perseguição a opositores e pela defesa de ditaduras”, concluiu.

Titularidade de imóveis*
Em dois pedidos de informações oficiais, a vereadora Noemia Rocha (MDB) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre a titularidade de imóveis. O primeiro está localizado nos fundos da Unidade de Saúde Vitória Régia, no bairro CIC (062.00294.2023); e o segundo imóvel fica ao lado da Escola Municipal Francisco Derosso, no Xaxim (062.00299.2023). A parlamentar questiona a situação de regularidade fiscal e a existência de projetos para a utilização e a implantação de equipamentos públicos nos locais.

Praça Himeji*
A vereadora Amália Tortato (Novo) solicita informações à Secretária Municipal de Obras de Curitiba (Smop) sobre os motivos da retirada de monumento japonês da Praça Himeji, no bairro Bom Retiro (062.00295.2023).

Coleta de lixo*
A limpeza e a coleta de lixo no Jardim Botânico fazem parte do pedido de informações de Marcelo Fachinello (PSC) à Prefeitura de Curitiba. O vereador alega que uma grande quantidade de lixo é lançada nos rios que margeiam o bairro. Com isso, questionou se existe um plano específico para a coleta e o tratamento desses resíduos e se ações adotadas no bairro são extensivas a outras regiões da cidade (062.00296.2023).

Livros didáticos*
O vereador Marcos Vieira (PDT) solicita informações à Secretária Municipal da Educação (SME) sobre a falta de livros didáticos nas escolas de Curitiba. O parlamentar alega que, após três meses do início do ano letivo, muitos alunos ainda não tiveram acesso aos livros didáticos para acompanhar as aulas (062.00297.2023).

Viaduto interditado*
Requerimento com pedidos de informações à Prefeitura de Curitiba, de Noemia Rocha (MDB), questiona os motivos da interdição para a passagem de veículos no viaduto que liga as ruas Eduardo Pinto da Rocha e João Miqueletto, no bairro Alto Boqueirão. A vereadora alega que a interdição, que ocorre há mais de um ano, tem prejudicado moradores e o comércio da região (062.00298.2023).

Saúde pública*
Dois requerimentos do vereador Professor Euler (MDB) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba sobre a saúde pública municipal. O primeiro solicita informações sobre a existência de campanhas de conscientização relacionadas à saúde bucal (062.00300.2023); enquanto o segundo questiona a existência de projetos relacionados ao auxílio e à cura de dependentes químicos (062.00301.2023).

Região sul *
Informações sobre quais equipamentos urbanos instalados nas regionais Bairro Novo, Tatuquara e Pinheirinho estão inutilizados é o que pede Marcos Vieira (PDT) ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc). O parlamentar solicita ainda esclarecimentos sobre a utilização de tais espaços (062.00302.2023).

Compra de fraldas*
O vereador Marcos Vieira (PDT) solicita informações à Secretária Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento sobre a possibilidade de recursos orçamentários que possam ser destinados à compra e à oferta de fraldas nos Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs) da capital (062.00303.2023).

Segurança nos ônibus*
As ações e as medidas preventivas adotadas para a segurança de passageiros no transporte público de Curitiba, além do levantamento contendo os dados sobre as linhas com mais registros de assaltos, fazem parte do pedido de informações do vereador Marco Vieira (PDT) à Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (062.00304.2023).

Inclusão*
Requerimento de Marcos Vieira (PDT) faz questionamentos à Secretaria Municipal da Educação (SME) sobre os critérios adotados para liberar a presença de profissional de apoio aos alunos da rede (062.00305.2023).

Rio Mossunguê*
A vereadora Amália Tortato (Novo) solicita informações à Secretaria Municipal de Obras Públicas sobre os motivos da paralisação das obras de canalização do rio Mossunguê, entre as ruas Eduardo Sprada e Maria Bizinelli, no bairro Campo Comprido. A parlamentar pede ainda o cronograma detalhado da execução e a previsão para a retomada das obras (062.00306.2023).

Transporte público*
Foi protocolado na CMC pedido de informações oficiais do vereador Marcelo Fachinello (PSC), à Prefeitura de Curitiba, solicitando esclarecimentos sobre o funcionamento da linha de ônibus Circular Centro (062.00307.2023).

Santa Cândida*
Amália Tortato (Novo) questiona a Secretaria Municipal de Urbanismo sobre a área localizada entre as ruas José Antônio Leprevost, Vicente José Palazo e João Mequetti, no bairro Santa Cândida. A parlamentar quer saber de quem é a propridade daquela área (062.00308.2023).

Permuta terreno*
Requerimento da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, feito à Prefeitura de Curitiba, pede informações sobre os motivos que levaram a Curitiba S.A. a vender um terreno público para Juliano Vieira de Jesus e Juliana Kolbe Vieira de Jesus (062.00309.2023).

Registros da sessão*
Herivelto Oliveira (Cidadania) convidou todos os vereadores para acompanharem a visita que a Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação realizará na próxima quarta-feira (10), às 15h, à Central Disque-Denúncia 181. Foi registrada a presença em plenário, pelo vereador Ezequias Barros (PMB), do pastor José Antônio, acompanhado pelo tecladista gospel Valdemar. Também foi registrada a presença, pelo vereador Oscalino do Povo (PP), de Adson Franco Campelo, do segmento Fênix 70.

Nota de pesar I*
O vereador Tito Zeglin (PDT) manifestou seu pesar pelo falecimento do Padre Germano Nalepa, aos 66 anos, ocorrido na última quarta-feira (3) (078.00015.2023). O parlamentar também lamentou o falecimento de Helena Rocha, aos 80 anos, ocorrido no dia 28 de abril (078.00016.2023).

Nota de pesar II*
A vereadora Noemia Rocha (MDB) manifestou seu pesar pelo falecimento de Francelina Oliveira Machado, mãe do Pastor Auri Oliveira da Igreja Assembleia de Deus Fidelidade Curitiba, aos 78 anos, ocorrido no dia 26 de abril (078.00017.2023).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.