Com relatório do Plano Diretor, Urbanismo encerra ano de 2014

por Assessoria Comunicação publicado 17/12/2014 12h55, última modificação 28/09/2021 09h28

Defendendo mais participação dos vereadores e da população na elaboração do texto-base do Plano Diretor de Curitiba, o vereador Jonny Stica (PT) entregou, nesta quarta-feira (17), relatório das audiências públicas realizadas pela Comissão de Urbanismo em 2014.

“Neste ano, fizemos oito audiências temáticas, para debater o Plano Diretor. Ouvimos a população e especialistas antes de elaborar este relatório, com 500 páginas, que agora o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) poderá utilizar”, disse o parlamentar, que preside o colegiado. O documento também será entregue à prefeitura. “Estamos colaborando com a redação do texto-base”, explicou Stica, “e não só depois, por meio de emendas parlamentares”.

“Não bastava para os membros da Comissão de Urbanismo apenas realizar as audiências públicas, sem depois apresentar um trabalho sistematizado”, disse o vereador, elogiando a participação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU) na iniciativa. Depois de cada audiência, o conselho reunia grupos de trabalho para organizar as propostas surgidas durante o debate – essas sistematizações constam no relatório, que pode ser acessado aqui.

Stica aproveitou para anunciar que deixará a presidência da Comissão de Urbanismo em 2015, mas que deseja ser o relator do Plano Diretor quando a peça tramitar pela Câmara de Curitiba. “O rodízio de poder é algo salutar para a democracia, mas desejo continuar envolvido nesse processo de debate sobre o futuro da cidade”, indicou o vereador. Além dele, integraram a comissão em 2014 os vereadores Bruno Pessuti (PSC), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Helio Wirbiski (PPS) e Toninho da Farmácia (PP).

A Comissão de Urbanismo mantém, no Facebook, uma página dedicada ao debate sobre a revisão do Plano Diretor. Outro lugar onde existem informações disponíveis é a seção especial sobre o assunto na página da Câmara de Curitiba.