Com obras na Cruz do Pilarzinho, vereador pede paciência à população

por José Lázaro Jr. — publicado 25/08/2021 16h30, última modificação 25/08/2021 17h20
Fachinello comentou a requalificação viária na Regional do Boa Vista. Toninho da Farmácia elogiou a redução das enchentes no CIC e Ignácio, asfalto novo.
Com obras na Cruz do Pilarzinho, vereador pede paciência à população

Com a pandemia, as sessões são híbridas, combinando presencial e videoconferência. Na foto, Marcelo Fachinello. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta quarta-feira (25), durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o Executivo recebeu elogios dos parlamentares pelas obras que realiza na cidade. Marcelo Fachinello (PSC), por exemplo, destacou o início das medidas de requalificação viária do entorno da Cruz do Pilarzinho, que começaram hoje. “Será uma obra bastante grande e que vai causar algum transtorno, mas a população precisa ter um pouco de calma e paciência”, disse, destacando que o alargamento das vias e novas calçadas, vagas de estacionamento e iluminação melhorarão a região.

A região [da Cruz do Pilarzinho] é importante, por ser uma ligação com Santa Felicidade e com a região metropolitana de Curitiba. Eu sei pelo que passam os motoristas, pois estou ali todo dia”, comentou Fachinello. A Prefeitura de Curitiba divulgou que realizará apenas bloqueios parciais das vias na área, conforme o serviço em execução, das 9h às 17h, fora dos horários de maior movimento. Nestes casos, agentes de trânsito estarão no local orientando os motoristas.

Toninho da Farmácia (DEM) elogiou os avanços no controle das enchentes, cujos alagamentos prejudicavam as famílias da Cidade Industrial de Curitiba. “Entrei na Câmara, em 2012, enxergando, de fora, alguns problemas que pensava em corrigir por dentro do sistema. Quando entrei, havia sérios problemas de alagamento na Cidade Industrial de Curitiba e nós vencemos essas batalhas. Nas enchentes, é feita a manutenção todos os anos às margens do rio Barigui”, comemorou.

O vereador, contudo, disse que Curitiba deve avançar mais na regularização fundiária, que é outra bandeira trazida por Toninho da Farmácia para o Legislativo. “Hoje temos regularizados o Xapinhal, a Vila Verde, mas precisamos avançar ainda mais nesta área. Existem áreas para regularizar como a Vila 7 de Setembro, a Vila Resistência, a Vila Nossa Senhora Aparecida e outras vilas ao lado do rio Barigui”, enumerou o parlamentar, acrescentando um elogio ao prefeito Rafael Greca por estar dando atenção ao tema.

Asfalto no Saibro
A gente sabe que a gestão pública é morosa, travada, mas com luta e determinação a gente consegue transformar a vida da comunidade a que defendemos”, disse Mauro Ignácio (DEM), no mesmo tema. Ele congratulou o Executivo por licitar mais um lote do Programa Asfalto no Saibro, para mais 28 quilômetros de pavimentação pela cidade. “É preciso preparo, planejamento, recurso e vontade política. Para o Asfalto no Saibro, a CMC, há três anos, aprovou empréstimo de R$ 120 milhões”, lembrou.

A pavimentação atrasou na pandemia, mas as obras vem acontecendo. Há uma transformação acontecendo em toda a cidade. Os vereadores estão buscando isso. A gestão pública é complexa, mas com vontade política é possível avançar, reiterou. A nova etapa do Asfalto no Saibro impactará 86 ruas, distribuídas em 14 bairros da cidade, por oito das dez regionais administrativas de Curitiba.

Confira a íntegra da sessão plenária desta quarta-feira clicando neste link.