Com o TRE-PR, Câmara de Curitiba empossa 5ª turma do Parlamento Jovem

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 23/10/2023 10h55, última modificação 23/10/2023 11h01
Parceria da Câmara de Curitiba com o Tribunal Regional Eleitoral teve a participação dos colégios estaduais Santa Gemma Galgani e Yvone Pimentel.
Com o TRE-PR, Câmara de Curitiba empossa 5ª turma do Parlamento Jovem

Oito vereadores mirins de Curitiba na escadaria do Palácio Rio Branco, sede do Legislativo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Oito alunos da rede pública de ensino foram empossados vereadores mirins da capital do Paraná, nesta segunda-feira (23), durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Eles comporão a quinta turma do Parlamento Jovem, que é uma iniciativa de formação política promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em parceria com a CMC. Eles participaram de eleições simuladas nos colégios e poderão sugerir projetos de lei aos vereadores. A cerimônia de diplomação dos eleitos foi realizada no fim de agosto.

“É uma manhã importante para a Câmara de Curitiba. Parabéns pela diplomação aos vereadores mirins. Cumprimento vocês por participarem dessa vivência de cidadania. O Parlamento Jovem é um projeto que nos empolga, pois permite que a gente veja o envolvimento de vocês com a comunidade, as ideias de uma nova geração. Parabéns por alcançarem esse cargo. Esse é um momento de responsabilidade, que vocês possam encontrar soluções e trazer para nós, vereadores com mandato, para usarmos em prol da cidade”, congratulou Marcelo Fachinello (Pode), presidente do Legislativo.

Desde que a CMC aderiu ao Programa Parlamento Jovem, em novembro de 2017, dois dos projetos sugeridos pelos vereadores mirins foram apadrinhados pelos vereadores, discutidos nas comissões temáticas e se tornaram leis de Curitiba. São as semanas de Combate ao Bullying e do Ambientalismo Consciente - respectivamente, as leis municipais 15.479/2019, que prevê ações no ambiente escolar, na semana do dia 7 de abril, e a 15.480/2019, coincidindo com o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

Justiça Eleitoral destaca sucesso das eleições de 2022 e participação popular

Nas suas falas, o presidente do TRE, Wellington Emanuel Coimbra de Moura, e o diretor executivo, Thiago Paiva dos Santos, destacaram o sucesso das eleições gerais de 2022 e as iniciativas da Justiça Eleitoral para a ampliação da participação popular e combate à desinformação. “Fizemos uma eleição tranquila”, disse Moura, destacando as urnas levadas às comunidades de remanescentes de quilombolas, caiçaras, indígenas e idosos, nas casas de longa permanência e hospitais. Ele também comemorou o aumento do alistamento de jovens interessados em participar ativamente da democracia.

“A Justiça Eleitoral completou 90 anos de história no ano passado e tem cumprido com orgulho a sua missão. O TRE-PR foi um dos primeiros a completar a meta do recadastramento biométrico, tendo agora um cadastro organizado e atualizado. Somos a quarta maior democracia do mundo e temos orgulho de ser a única que entrega o resultado [do pleito] no mesmo dia que elas acontecem. Agora, estamos investindo em cidadania, incentivando a prática democrática nos jovens. É por isso que estamos nos quatro cantos do estado”, destacou Thiago dos Santos. Ele elogiou a participação da CMC e das secretarias de Educação. Em 2023, o Parlamento Jovem registrou 1.260 candidatos, dos quais 655 se tornaram vereadores mirins nas suas cidades.

Na Câmara, a atividade do Parlamento Jovem foi conduzida pelo Departamento de Processo Legislativo, dirigido por Izabela Marchiorato, e pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, que tem Débora Reis Leal de Lima na direção. Os jovens participarão de atividades na Câmara durante todo o dia, inclusive da Semana Lixo Zero, voltada à divulgação do consumo consciente e da compostagem.

Vereadores mirins são dos colégios estaduais Santa Gemma e Yvone Pimentel

A quinta turma do Parlamento Jovem em Curitiba é formada por Lorena de Mello Aguiar da Silva, Kadu Vinícuis Comparin Pereira e Maykon William Costa dos Santos, do Colégio Estadual Santa Gemma Galgani, localizada no bairro Abranches, e por Beatriz Ribeiro da Silva, Bruna Eduarda Kohle, Eduardo Shmidt Hort, Pedro da Silveira Kalva e Ricardo Colaço Dvorak, do Colégio Estadual Cívico Militar Yvone Pimentel, do Novo Mundo. Eles vieram acompanhados pelos professores Carlos Eduardo Crist, do Santa Gemma, e Rosilda Menger, do Yvone Pimentel. Na cerimônia, eles foram representados por Maycon Costa, que fez o juramento público em nome da quinta turma do Parlamento Jovem.

“A democracia deve dar voz a todos, queremos mostrar as questões das comunidades em que vivemos”, disse a jovem Beatriz da Silva, no discurso que fez, em plenário, falando em nome dos oito vereadores mirins. “Agradecemos pela vivência política na juventude. Criamos partidos, discutimos ideias e fizemos campanhas. Entendemos como é organizada a eleição, vivenciamos o ato de votar em uma urna eletrônica. Foi uma experiência importante para todos os alunos, não só para nós que fomos eleitos, por adquirirmos a ideia que a política é necessária. Tivemos aprendizados marcantes”, reconheceu, confirmando que apresentarão ideias de projetos de lei “para criar uma vida melhor para toda a cidade”.

Além do presidente do Tribunal Eleitoral, os demais servidores do TRE-PR envolvidos na realização do Parlamento Jovem compareceram ao Legislativo: Thiago Paiva dos Santos, diretor-executivo; Jilian Roberto Servat, coordenador da Escola Judiciária Eleitoral; Mary Natsue Ogawa, chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política; Daniele Cristine Forneck Franzini, diretora-geral; Adriana Rigon, coordenadora do Departamento de Programas Especiais da Educação; Sheila Regina Santana, técnica pedagógica; Mário Fernando Veronez, técnico da Diversidade e Direitos Humanos; Laura Patrícia Lopes, chefe do Núcleo de Educação; Stella Maris Ludwig, da Comunicação; e Domício Ribeiro, do Cerimonial.