Com mais casos ativos, CMC sugere ações para prevenir a covid-19

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 06/11/2023 18h05, última modificação 07/11/2023 09h18
Prefeitura de Curitiba alertou para aumento de casos ativos da covid-19 e Câmara sugeriu intensificar a campanha de prevenção da doença.
Com mais casos ativos, CMC sugere ações para prevenir a covid-19

Autor da sugestão, Sidnei Toaldo reforçou a importância do ciclo vacinal completo contra a covid-19. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta segunda-feira (6), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) chamou a atenção para o aumento de casos ativos da covid-19 na cidade. O pedido, conforme a indicação de sugestão aprovada pelo plenário é que o Poder Executivo intensifique a campanha de conscientização e prevenção ao novo coronavírus e suas variantes. Conforme o alerta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram registrados oito óbitos pela doença na última semana de outubro, sendo que todas as vítimas tinham comorbidades e seis delas não haviam tomado a bivalente, a versão mais recente da vacina.

Autor da sugestão à Prefeitura de Curitiba, Sidnei Toaldo (Patriota) propôs que a campanha contra a covid-19 volte a reforçar a importância da oferta do álcool em gel ao público, por exemplo. Para o vereador, é essencial sensibilizar a população para a vacina, “para que quem não tomou todas as vacinas pertinentes, que tome” (205.00402.2023).

Sugestões à administração da Câmara de Curitiba

Outras duas sugestões aprovadas nesta segunda são direcionadas à administração da Câmara Municipal. A proposta de Marcos Vieira (PDT) é a instalação de um espaço kids no Legislativo de Curitiba (204.00026.2023). A gente sabe da importância de um espaço kids para as famílias”, argumentou. Segundo o vereador, a sugestão partiu “de mães que nos procuraram para que elas pudessem participar das audiências públicas, das reuniões e ter onde seus filhos pudessem ficar bem acomodados”.

Já a Sargento Tânia Guerreiro (União) falou da conscientização para a saúde dos bebês prematuros. O pedido é para que o Palácio Rio Branco, sede da CMC, seja iluminado na cor roxa, que simboliza a campanha (204.00027.2023). “Quero lembrar que no Brasil há mais de 300 mil casos de nascimentos de prematuros por ano. Estamos em 10º lugar como o país com o maior número de nascimentos antes da 37ª semana de gestação”, disse a vereadora.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), completou Tânia Guerreiro, a prematuridade é a principal causa de óbitos de recém-nascidos. “No Paraná, temos a lei 18.462, de 23 de abril de 2015, que instituiu o Dia de Conscientização sobre a Saúde do Prematuro”, declarou.