Com base na Comissão de Pontes e Viadutos, ITTI sugere sistema de vigilância

por José Lázaro Jr. — publicado 25/01/2021 17h38, última modificação 25/01/2021 17h38
Sistema Gestor de Obras Específicas foi desenvolvido pelo instituto da UFPR para monitorar pontes em rodovias federais no Paraná.
Com base na Comissão de Pontes e Viadutos, ITTI sugere sistema de vigilância

Mauro Lacerda, do ITTI, sugeriu otimização da vigilância sobre pontes da cidade. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Catalogar e manter a vigilância sobre as pontes e viadutos da cidade, por meio de um sistema computacional que pode ser integrado às bases de dados da prefeitura. É o que veio oferecer à Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta segunda-feira (25), Mauro Lacerda Santos Filho, superintendente do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O ITTI desenvolveu um aplicativo que, com base na experiência da Comissão Especial de Pontes e Viadutos, poderia melhorar a performance da fiscalização da CMC.

Lacerda foi recebido pelo presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), por Mauro Ignácio (DEM) e pelo ex-vereador Bruno Pessuti, respectivamente presidente e relator da Comissão Especial de Pontes e Viadutos. A comissão encerrou seus trabalhos no dia 16 de dezembro de 2020, quando o relatório final foi apresentado em plenário (leia mais), com o resultado de vistorias em construções da cidade, como a Ponte Preta e a estrutura de madeira na rua Dário Garcia, no parque Tingui.

A ênfase da demonstração do Sistema Gestor de Obras Específicas (SGO), desenvolvido pelo ITTI para monitorar o estado das pontes localizadas em rodovias federais no Paraná, foi na importância de aliar a coleta de dados de inspeções a um sistema de ranqueamento de prioridades. “O poder público investe muito em infraestrutura, mas sua fiscalização não é eficiente. Podemos melhorar essa performance, com economia de recursos”, defendeu Mauro Lacerda, que mostrou ferramenta semelhante, criada para otimizar a gestão de escolas.

Os vereadores se comprometeram a mediar o contato do ITTI com a Prefeitura de Curitiba, na perspectiva de um uso compartilhado do sistema pelos poderes Executivo e Legislativo. Também em levar a possibilidade do uso da ferramenta ao próximo presidente da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação da CMC, a ser definido no início de fevereiro pelas lideranças partidárias da Câmara.