Com apoio da CMC e ProMulher, Praça Eufrásio Correia recebe Dia da Cidadania

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 23/03/2022 13h55, última modificação 23/03/2022 17h34
Ação é da OAB-PR e será voltada exclusivamente para mulheres, que receberão orientações jurídicas gratuitas sobre direitos fundamentais.
Com apoio da CMC e ProMulher, Praça Eufrásio Correia recebe Dia da Cidadania

A ação na praça Eufrásio Correia acontecerá entre 8h e 14h, é gratuita e aberta ao público. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Neste sábado, dia 26 de março, a Praça Eufrásio Correia, no Centro da capital, vai receber o Dia da Cidadania. Alusivo ao Mês da Mulher, o evento será promovido pela OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Paraná), com o apoio da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e da Procuradoria da Mulher (ProMulher) deste Legislativo. A ação acontecerá entre 8h e 14h, é gratuita e aberta ao público. 

A edição do Dia da Cidadania deste fim de semana será voltada exclusivamente às mulheres, que poderão receber orientações jurídicas gratuitas. A ideia é levar ao público feminino informações sobre direitos relacionados a igualdade de gênero, igualdade racial, criança e adolescente, pessoa com deficiência, idoso, previdência, consumo, família, trabalho, questões eleitorais e outros. 

Estão confirmadas as participações da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero (Cevige) e de outras 15 comissões de advogados da OAB-PR: Mulheres Advogadas; Igualdade Racial; Direito ao Trabalho; Direito Previdenciário; Direito a Família; Pacto Global; da Criança e Adolescente; Juizados Especiais; Direito do Idoso; Direito Eleitoral; da Jovem Advocacia; de Política Sobre Drogas; Direito à Cidade; da Advocacia Colaborativa; e de Mediação. 

ProMulher na Rua 
Durante a ação, a Procuradoria da Mulher promoverá a primeira edição do projeto “ProMulher na Rua”. A atividade estava programada para o dia 10 de março e seria realizada na Boca Maldita, mas foi adiada para este fim de semana. Na praça Eufrásio Correia, das 10h às 13h, acontecerá uma roda de conversa, com mulheres especialistas em diversas áreas, para tratar de três temas: empreendedorismo feminino, violência de gênero e saúde mental. A ideia é que as mulheres que estiverem passando pelo local possam acompanhar os debates e conhecer a Procuradoria da Mulher. 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também participará do Dia da Cidadania para atender as mulheres que desejarem regularizar o título de eleitor. Haverá, ainda, a distribuição de autotestes de HIV e orientações sobre como prevenir da doença, pelo Grupo Dignidade. Ainda durante a ação, a OAB-PR vai entregar materiais de higiene arrecadados pelas comissões da entidade e que serão destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social. O evento também tem o apoio da Sanepar e do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região.

Serviço:
Dia da Cidadania – Mulher
Data: 26 de março
Horário: das 8h às 14h
Local: Praça Eufrásio Correia (em frente ao Shopping Estação)

Linhas de Ônibus
Ligeirão Santa Cândida / Praça do Japão (200)
Santa Cândida / Capão Raso (203)
Centenário / Campo Comprido (303)
Ligeirão Boqueirão (500)
Ligeirão Pinheirinho / Carlos Gomes (550)