CMC vota flexibilização do Fundo Rotativo das escolas na próxima semana

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 30/09/2022 10h40, última modificação 30/09/2022 10h59
Executivo quer permitir que as Associações de Pais, Professores e Funcionários (APPFs) paguem por serviços de escrituração contábil com recursos do Fundo.
CMC vota flexibilização do Fundo Rotativo das escolas na próxima semana

Antes da pandemia, as despesas contábeis das APPFs eram pagas com rifas e festas na comunidade escolar. (Foto: Arquivo/CMC)

A semana seguinte às eleições gerais no Brasil terá uma pauta de votações menos sobrecarregada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), com a submissão de novos projetos de lei ao plenário somente na terça-feira (4). Nesse dia, a CMC decidirá se permite, ou não, que as Associações de Pais, Professores e Funcionários (APPFs) paguem por serviços de escrituração contábil com recursos do Fundo Rotativo (005.00102.2022). É uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba, buscando a regularização dos CNPJs das associações.

O projeto de lei foi enviado para o Executivo em maio deste ano e quer alterar a lei municipal 14.775/2015, que não prevê esse uso para o Fundo Rotativo, obrigando as APPFs a pagarem as despesas contábeis com doações, geralmente arrecadadas com rifas e festas na comunidade escolar, mas que não puderam ser realizadas nos últimos anos em razão da pandemia de covid-19. “Muitas APPFs estão descapitalizadas e com pendências para manter o CNPJ ativo. Isto pode impactar o recebimento de recursos oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)”, alerta a justificativa, assinada pelo prefeito Rafael Greca.

A solução encontrada pelo Executivo, para fazer frente à situação emergencial, foi autorizar que “as unidades escolares municipais, mediante prévia autorização da Secretaria Municipal da Educação e em cota extra, poderão receber valores destinados ao pagamento de serviços auxiliares das Associações de Pais, Professores e Funcionários de cada unidade (Escolas, CMEIs e CMAEEs) para o cumprimento de obrigações junto aos órgãos de Controle”. Textualmente, esse é o artigo que a prefeitura quer incluir na lei 14.775/2015.

Na terça, a CMC também avalia se concederá a Cidadania Honorária de Curitiba ao oncologista Reitan Ribeiro, um dos pioneiros da cirurgia oncológica laparoscópica (006.00012.2022).  O projeto é do vereador Sidnei Toaldo (Patriota). A técnica inovadora foi abordada em uma Tribuna Livre, no plenário da CMC, em junho deste ano, quando o médico mostrou o impacto positivo da cirurgia para mulheres com câncer pélvico, que desejam ser mães após o tratamento da doença, uma vez que a transposição temporária do útero preserva a fertilidade das pacientes (saiba mais).

Finalizando a pauta do dia, tem ainda a declaração de utilidade pública para o Instituto Unidos por um Propósito (014.00003.2022), de autoria de Noemia Rocha (MDB). Se forem aprovadas na terça, em primeiro turno, essas três proposições retornam ao plenário na quarta-feira, para segunda votação. Todas as sessões plenárias da CMC são transmitidas ao vivo pela internet, no canal do Legislativo no YouTube, a partir das 9h (veja aqui). A população também pode acompanhar as votações de dentro do Palácio Rio Branco, nas galerias superiores do prédio histórico que abriga a Câmara de Curitiba.

Começo da semana
Na segunda-feira (3), o plenário avaliará, em segundo turno, proposições já discutidas na semana anterior, quando os vereadores se manifestaram favoravelmente à criação do Dia Municipal do Terço dos Homens (005.00086.2022), à concessão da Cidadania Honorária de Curitiba para Arno Valberto Grahl (006.00007.2022) e à filiação do  Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Curitiba (IPMC) à Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais e à Associação Paranaense das Entidades Previdenciárias do Estado e dos Municípios (005.00062.2022).

Restrições eleitorais
Em respeito à legislação eleitoral, a comunicação institucional da CMC será controlada editorialmente até o dia 2 de outubro. Nesse período, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas a partidos políticos, entre outros cuidados. As referências nominais serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo. 

Ainda que a Câmara de Curitiba já respeite o princípio constitucional da impessoalidade, há dez anos, na sua divulgação do Poder Legislativo, publicando somente as notícias dos fatos com vínculo institucional e com interesse público, esses cuidados são redobrados durante o período eleitoral. A cobertura jornalística dos atos do Legislativo será mantida, sem interrupção dos serviços de utilidade pública e de transparência pública, porém com condicionantes (saiba mais).