Câmara de Curitiba terá audiência pública sobre mobilidade urbana

por Fernanda Foggiato — publicado 26/11/2021 12h50, última modificação 30/11/2021 16h33
Com o tema “Cidade para pessoas”, o debate será realizado nesta quarta (1º), a partir das 14 horas. O evento sobre “Saúde plural”, agendado para quinta (2), foi desmarcado.
Câmara de Curitiba terá audiência pública sobre mobilidade urbana

O debate “Cidades para pessoas e comércio inclusivo” abre a agenda de audiências públicas da CMC no mês de dezembro. (Foto: Carlos Costa/CMC)

*Editada às 16h30, do dia 30 de novembro, para informar que a audiência pública agendada para quinta-feira foi desmarcada, por decisão das organizadoras.

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) tem uma audiência pública agendada para a próxima semana. Na quarta-feira (1º), a partir das 14 horas, estará em pauta o tema “PcD: Cidades para pessoas e comércio inclusivo”. A atividade foi proposta pelo vereador Marcos Vieira (PDT), com o objetivo de discutir a busca pelos direitos e pela inclusão da pessoa com deficiência nos espaços urbanos.
 

Vieira é autor de projeto de lei, sob a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para instituir na capital paranaense um programa de mobilidade, batizado de “Cidades para pessoas” (005.00264.2021). Com foco na segurança viária, a matéria prevê uma série de ações educativas para ciclistas, pedestres e condutores de veículos (saiba mais).

Parte fundamental desta ação é conscientizar o comércio e empresários sobre a pauta e buscar o comprometimento destes com a acessibilidade em seus estabelecimentos, tanto no acesso físico como no atendimento. Afinal, as pessoas com deficiência também consomem e frequentam todos os ambientes”, diz o vereador, na justificativa para a realização da audiência pública. 

O projeto foi muito bem recepcionado na Associação Comercial do Paraná”, acrescenta a proposição (407.00038.2021). Além do presidente da ACP, Camilo Turmina, foram convidados para o debate representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, do Fórum Permanente da Pessoa com Deficiência e da Comissão de Acessibilidade de Curitiba (CAC).

Saúde plural
Prevista para acontecer na próxima quinta (1º), a audiência pública intitulada “Saúde plural – Um panorama do atendimento SUS de Curitiba para as diversas expressões de gênero” (407.00040.2021), foi desmarcada e será reagendada pelas organizadoras Maria Leticia (PT), Carol Dartora (PT) e Professora Josete (PT). Estava prevista a participação da médica ginecologista Juliana Olavo Pereira; da sanitarista e epidemiologista Ligia Cardieri; a ouvidora externa da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), Karollyne Nascimento; e das ativistas Grazielle Tagliamento, pós-doutora em Psicologia e integrante da Rede de Ativistas e Pesquisadoras Lésbicas e Bissexuais do Brasil (Rede LésBi Brasil), e Léo Ribas, articuladora nacional da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) e membra do Conselho Nacional Popular LGBTI+.

Assim como as sessões plenárias, as audiências públicas têm transmissão ao vivo pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para conferir os temas já debatidos pela CMC em 2021.