CMC sedia reunião do Fórum de Economia Solidária na segunda-feira

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Alex Gruba — publicado 03/03/2023 11h10, última modificação 03/03/2023 15h38
Evento reúne 20 empreendimentos econômicos solidários de Curitiba.
CMC sedia reunião do Fórum de Economia Solidária na segunda-feira

Na Economia Solidária, o trabalho não tem patrão nem empregado. Todos os envolvidos são responsáveis pelo empreendimento. (Foto: Divulgação/Canva)

Na próxima segunda-feira (6), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) será sede de uma reunião do Fórum Municipal de Economia Solidária.O evento acontecerá a partir de 14h. A reserva do espaço foi solicitada pela vereadora Professora Josete (PT), através do requerimento 067.00010.2023, aprovado pelo plenário no dia 1º de março. 

A Economia Solidária é caracterizada como um conjunto de atividades econômicas de produção, venda, troca, compra e finanças, organizadas coletivamente por trabalhadores e trabalhadoras no formato de autogestão e participação democrática nas tomadas de decisão. Nesse modelo, o trabalho não tem patrão ou empregado. Todos os envolvidos são responsáveis pelo empreendimento. 

O Fórum Municipal de Economia Solidária de Curitiba reúne 20 empreendimentos econômicos solidários e os atores envolvidos no fomento e apoio à atividade, como incubadoras, cooperativas, organizações governamentais e não governamentais, além de instituições de ensino. Na reunião – com duração prevista de 4 horas – devem ser debatidos temas como espaços de comercialização, formas de autogestão, leis e normas que respaldam a atividade e interlocução com políticas públicas.

“A economia solidária vem se apresentando como uma alternativa inovadora de geração de trabalho e renda. É uma alternativa para o modelo de sociedade em que vivemos. Ela promove a inclusão social, a cooperação e a gestão democrática”, complementa Professora Josete. A reunião tem a previsão de 4 horas de duração e será realizada no auditório do Anexo 2 da CMC (que fica na esquina da avenida Visconde de Guarapuava com a rua Lourenço Pinto).