Câmara reforça comemoração do Dia Mundial da Água

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 22/03/2023 17h00, última modificação 23/03/2023 09h03
Idealizadores do Museu Planeta Água, em Curitiba, receberam homenagem em plenário.
Câmara reforça comemoração do Dia Mundial da Água

Herivelto Oliveira com a equipe responsável pelo Museu Planeta Água. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na sessão dessa quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recepcionou a equipe responsável pelo Museu Planeta Água. Por iniciativa do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), a Casa concedeu diplomas de votos de congratulações e aplausos a seu curador, Aurélio Sant'anna (077.00057.2023); ao idealizador do espaço, Wilgor Caravanti (077.00058.2023); a sua curadora de conteúdo, Maria Celeste Corrêa (077.00059.2023); e ao diretor criativo do museu, Ericson Straub (077.00056.2023).

Herivelto Oliveira se lembrou da visita ao Museu Planeta Água, na última sexta-feira (17), atividade que ele propôs por meio da Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação, da qual é presidente. O museu fica localizado nas antigas instalações de tratamento de água da Sanepar, no bairro Tarumã. Segundo o parlamentar, foi possível ver "a beleza e, também, o alerta que esse museu traz para todos nós”.

“Existe um globo terrestre lá de três metros de diâmetro e, se o globo terrestre, proporcionalmente, tivesse três metros de diâmetro, o que nós temos hoje de água potável daria o tamanho de um grão de ervilha. E essa água, como bem explicou a jornalista Maria Celeste lá na nossa visita, é um recurso que, apesar de ser renovável; ele se renova cada vez menos e a nossa população aumenta cada vez mais”, destacou Oliveira.

O presidente da Câmara, Marcelo Fachinello (PSC), que também esteve na visita, agradeceu à equipe do museu. "[É um] belíssimo espaço. Fica aqui o convite para que todos possam conhecer o museu e, principalmente, conhecer a história e a importância do uso consciente da água”, sugeriu.

Também de iniciativa de Herivelto Oliveira, e como desdobramento da visita realizada ao Museu Planeta Água, a CMC promoveu uma audiência pública para discutir a preservação dos rios e das bacias hidrográficas da capital paranaense. O evento ocorreu nessa segunda (20) e abordou o uso da água tendo em vista eventos extremos, como a estiagem de 2020 e as enchentes no início deste ano.


*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba