CMC participa da Smart City Expo World 2022, em Barcelona

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 17/11/2022 12h30, última modificação 17/11/2022 16h52
Em evento internacional, Curitiba foi eleita uma das seis cidades mais inteligentes do mundo.
CMC participa da Smart City Expo World 2022, em Barcelona

O presidente da CMC, Tico Kuzma, representou a cidade no evento, junto com Eduardo Pimentel e Cris Alessi, da Agência Curitiba. (Foto:Divulgação/Prefeitura de Curitiba)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) participa da 11ª Smart City Expo World Congress 2022, realizado nesta semana em Barcelona, Espanha. Entre segunda-feira (14) e esta quinta-feira (17), o presidente do Legislativo, Tico Kuzma (Pros), integrou a comitiva curitibana no evento, que marcou a entrega de mais uma premiação para a capital paranaense: Curitiba é uma das seis Cidades Mais Inteligentes do Mundo deste ano, em uma lista que inclui Kiev (Ucrânia), Bogotá (Colômbia), Seul (Coréia do Sul), Sidney (Austrália) e Toronto (Canadá).

O World Smart City Awards reconhece projetos pioneiros, ideias inovadoras e estratégias utilizadas por cidades do mundo inteiro, com foco no desenvolvimento urbano sustentável. A feira é o maior evento mundial voltado para as cidades, reunindo governos, organizações inovadoras e líderes de empresas, todas com o objetivo de mover as cidades em direção a um futuro melhor. Juntamente com o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, e a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi, o presidente da CMC representou a capital paranaense no evento.

Com o projeto "Segurança Alimentar e Nutricional | Agricultura Urbana e Desenvolvimento Social", Curitiba tornou-se uma das seis cidades mais inteligentes do mundo ao conquistar o Prêmio Cidade. “Quero que todos os curitibanos tenham o mesmo sentimento que eu tive, junto com o vice-prefeito Eduardo Pimentel, aqui em Barcelona: felicidade e orgulho da nossa cidade. Curitiba foi reconhecida com o título de uma das seis cidades mais inteligentes do mundo de 2022, pelas iniciativas como o Mesa Solidária, o Banco de Alimentos, os Jardins de Mel, as hortas comunitárias e a Fazenda Urbana”, disse Tico Kuzma.

O prefeito Rafael Greca, que não participou do Smart City, também foi um dos vencedores, ao ser considerado uma das seis personalidades no mundo que contribuem com o avanço das cidades inteligentes. “Também estou feliz pelo nosso prefeito Rafael Greca. Viva Curitiba, viva o prefeito e viva a nossa gente”, comemorou o presidente do Legislativo, que retorna ao Brasil ainda nesta semana.

A ausência de Tico Kuzma do país foi comunicada à CMC na semana passada (041.00005.2022). Seu deslocamento foi custeado pela Prefeitura de Curitiba. Além de acompanhar a entrega das premiações à cidade, o vereador participou de encontros com autoridades internacionais e acompanhou palestras e exposições do evento.

Smart City em Curitiba
Em Barcelona, foi assinado, simbolicamente, o contrato para a realização em Curitiba da edição brasileira da Smart City Expo, que está agendada para acontecer de 22 a 24 de março de 2023. Esta será a quarta vez consecutiva que a capital do Paraná recebe o evento, que desta vez terá um dia a mais de duração. A edição do ano que vem, organizada pelo hub de negócios e soluções iCities, terá como tema "Cidades sem fronteiras, conexões sem limites". Os ingressos já estão disponíveis para a venda.