CMC homenageia 30 anos do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 04/12/2014 07h50, última modificação 28/09/2021 08h51

A Câmara Municipal promoveu, na noite desta quarta-feira (3), sessão solene para comemorar os 30 anos de atividades do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), entidade sem fins lucrativos que atende a população em situação de risco e vulnerabilidade social. Proposta pelo presidente do Legislativo, vereador Paulo Salamuni (PV), a homenagem foi prestigiada pelo prefeito Gustavo Fruet e pela presidente da Fundação de Ação Social (FAS) e primeira-dama, Márcia Oleskovicz Fruet.

“Ao saudar os 30 anos do instituto, é justo dizer um muito obrigado em nome dos 38 vereadores de Curitiba. Todos os senhores fazem ação social com a vontade de servir o próximo, com altruísmo, recebam a gratidão deste Parlamento”, disse Salamuni. “A excelência deste trabalho é fruto do esforço de muitas pessoas ao longo do tempo. Destacamos especialmente sete mulheres por cujas mãos foi construída a história do IPCC. É graças à Fani Lerner, Fernanda Richa, Francisca Cury, Helena Pereira Oliveira, Ivete Bonato Fruet, Margarita Sansone e Maristella de Mello e Silva que hoje temos esta celebração”, afirmou.

Foram contempladas com diplomas a arquiteta e empresária Francisca Cury, presidente da entidade desde março de 2013, e as ex-presidentes do IPCC Fani Lerner (representada pela filha Ilana Lerner Hoffmann) e Ivete Bonato Fruet (cuja homenagem foi recebida pelo filho Gustavo Fruet). Francisca entregou ao prefeito a ata de fundação do instituto, em 6 de abril de 1984, assinada por sua idealizadora, Ivete.

A presidente do IPCC apresentou os três pilares da entidade (comercial, ambiental e promoção à saúde), as quatro grandes campanhas anuais (Páscoa, Doe Calor, Dia da Criança e Natal da Alegria) e projetos na área social inscritos no FIA, o Fundo para Infância a Adolescência (Parceria Nota 10, Curitibaninhos e Jogo Limpo). “E bem no dia de hoje, desta linda homenagem, tivemos a feliz notícia de que nossa Unidade de Valorização de Recicláveis recebeu o Selo Ambiental do Instituto Chico Mendes e está entre as 50 instituições brasileiras de maior destaque socioambiental”, celebrou.

No discurso em homenagem ao IPCC, Márcia agradeceu não apenas em nome da FAS, mas também pelas crianças, idosos, catadores, moradores de rua e todas a pessoas atendidas pela entidade nesses 30 anos de história. “Meu agradecimento pessoal a você, Francisca, por ter aceitado o desafio. Não é fácil conciliar o trabalho voluntário. Exige muito. Quero agradecer também as ex-presidentes”, declarou. “Espero que um dia não precisemos mais da FAS ou do IPCC, mas por enquanto precisamos muito deste apoio”, acrescentou a primeira-dama de Curitiba.

A Orquestra Sinfônica do Projeto Vida Nova apresentou-se na solenidade, sob a regência do maestro Diego Alves. Além de Salamuni, Fruet, Márcia e Francisca, compuseram a mesa da sessão solene o líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), a tenente Cassandra Conick Costa (representando o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, Juceli Simiano Junior) e o superintendente do IPCC, Gerson Guelmann.

Confira mais fotos da sessão solene no Flickr da Câmara de Curitiba.