CMC homenageia 150 anos da imigração polonesa em Curitiba

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 16/12/2021 11h15, última modificação 16/12/2021 11h36
A Braspol, entidade que representa a comunidade brasileiro-polonesa, recebeu votos de congratulações e aplausos do vereador Tito Zeglin.
CMC homenageia 150 anos da imigração polonesa em Curitiba

O diploma foi entregue a dirigentes da Braspol, principal representação da comunidade polonesa no Brasil. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, durante a sessão plenária dessa quarta-feira (15), dirigentes da Braspol, entidade que representa a comunidade brasileiro-polonesa no país. Por iniciativa de Tito Zeglin (PDT), eles receberam votos de congratulações e aplausos em homenagem aos 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes poloneses a Curitiba (077.00340.2021). 

Justificamos a homenagem à Braspol pelos relevantes serviços prestados à comunidade curitibana, em alusão às comemorações dos 150 anos da chegada dos primeiros poloneses à Curitiba e também ao Paraná. Ao longo deste ano, a Braspol já promoveu diversas atividades para enaltecer o sesquicentenário da imigração polonesa”, afirmou Zeglin, destacando missa celebrada pelo arcebispo Dom Peruzzo, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz, em outubro. 

Estavam presentes na sessão, para receber a homenagem em nome da entidade, o presidente da Braspol, Rizio Wachowicz; a secretária, Maria de Lourdes; a coordenadora do bosque João Paulo II, Danuta de Abreu; o secretário de assuntos internacionais da Braspol, Aníbal Adão Wilinski; e Lindamir, membro da direção da entidade. 

Regional Cajuru

Enfim, também na sessão plenária desta quarta-feira (15), João da 5 Irmãos (PSL) concedeu dois prêmios em homenagem aos trabalhos de duas moradoras do Cajuru. O primeiro foi a honraria Pablo Neruda de Direitos Humanos, entregue à pedagoga Edelangela Macena Viana, pelas atividades no enfrentamento ao abuso e à exploração infantil (103.00006.2021). 

Edelangela ainda idealizou o grupo Mulheres pelo Cajuru, visando à união, empreendedorismo feminino, valorização do comércio local, cultura e lazer entre as mulheres. Disponibiliza, em seu comércio, uma biblioteca comunitária e wi-fi, para que todos tenham acesso à leitura e às aulas online, diminuindo o impacto negativo da pandemia à educação”, relatou o vereador. 

O outro prêmio concedido por João da 5 Irmãos foi o de Servidor Público Padrão, entregue à funcionária pública aposentada Vanusa Pacheco dos Santos, que atuou na rede municipal de ensino entre os anos de 1991 e 2020 (020.00009.2021). “Curitiba agradece por tanto amor e dedicação, principalmente pela humanidade desempenhada em suas ações, pois são referências na comunidade da Regional Cajuru. Pessoas valorosas, que sempre buscam trazer a justiça social, num bairro que ainda tem muito a buscar, principalmente na educação”, reconheceu. 

Outros reconhecimentos

Já na sessão de terça-feira (14), o músico Marcelus dos Santos, ex-vocalista do grupo curitibano Motorocker, agora em carreira solo, recebeu o prêmio Professor João Crisóstomo Arns. Formado em 1992, o Motorocker se consolidou como a melhor banda em tributo ao AC/DC, reconhecida inclusive pela própria banda australiana (026.00019.2021). 

A indicação partiu do vereador Eder Borges (PSD), que destacou a representação internacional de Curitiba que a banda carrega. Ele aproveitou o gancho da homenagem para pedir que o turismo de Curitiba, no Carnaval, tenha foco na cultura do rock e da cerveja artesanal. 

Curitiba é um destino muito querido por quem não gosta de Carnaval. A cidade fica tranquila, e além disso, não é da vocação da cidade. Sugiro para concentrarmos as festas de Carnaval no litoral paranaense. Curitiba é conhecida como a capital do rock, e tem o título de Capital Oficial da Cerveja Artesanal. Penso que seria interessante investirmos nessa identidade”, sugeriu Borges. 

Ainda na sessão dessa terça, Sidnei Toaldo (Patriota) concedeu votos de congratulações e aplausos à empresa Ales Mármores e Granitos, pelo aniversário de 20 anos. O fundador, Cláudio Antônio Ales, recebeu a homenagem (077.00399.2021). 

Oferecendo uma variedade em produtos nacionais e importados, além de excelentes serviços, desenvolvidos por uma equipe de funcionários e colaboradores experientes e comprometidos com o que fazem, tornando a Ales Mármores e Granitos uma empresa merecedora do reconhecimento público. Principalmente neste momento de retomada econômica, uma empresa consolidada, que gera empregos e impostos para a nossa cidade”, justificou o vereador, parabenizando a empresa. 

Conheça os títulos e prêmios que podem ser concedidos pela Câmara, assim como aqueles já entregues neste ano, aqui. 


*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Fernanda Foggiato.