CMC debate estreitamento de relações com província chinesa

por Assessoria Comunicação publicado 12/12/2014 14h25, última modificação 28/09/2021 09h18

A Câmara Municipal recebeu a visita, nesta sexta-feira (12), de representantes da Câmara do Povo da província chinesa de Jiangsu, órgão que equivale, no Brasil, à uma  Assembleia Legislativa estadual. A comitiva foi recebida pelo presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), e pela presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento SA, Gina Paladino, que representou a Prefeitura de Curitiba.

Salamuni e Paladino apresentaram dados sobre a cidade, detalharam informações políticas, culturais e econômicas. “Certamente que temos muito a aprender com vocês, mas também temos coisas a oferecer”, resumiu o presidente do Legislativo, após ouvir dos chineses elogios sobre o sistema de transporte coletivo, os cuidados com o meio ambiente e a limpeza da cidade.

Gina Paladino destacou o fato de Curitiba ser o município com o 4º maior PIB do Brasil, ter baixo índice de desemprego e pagar a maior média salarial do país. “Em função da qualidade de vida que oferecemos, atraímos jovens empreendedores de todo o Brasil e estamos abertos para receber investimentos chineses”, declarou.

Segundo Tang Jian, que é membro do Comitê Permanente da Câmara do Povo e vice-presidente da Comissão de Nacionalidades, Religiões e Assuntos Chineses no Exterior, o objetivo da visita foi estreitar as relações entre os dois países e aumentar o intercâmbio comercial e cultural entre a província e Curitiba. “Queremos ampliar o contato, trocar experiências e conhecimentos nos assuntos judiciários, fiscalização e execução das leis”, relatou Jian.

Ainda segundo o membro do comitê, a visita servirá para que os representantes verifiquem a situação das empresas de Jiangsu que investem no Brasil. “Gostaríamos de melhorar o contato entre os chineses que vivem aqui com a nossa província e nos empenhar para o aumento do intercâmbio, bem como parcerias de trabalho entre os nossos países”, afirmou.

Também participaram da reunião os vereadores Ailton Araújo (PSC), Geovane Fernandes (PTB), Jorge Bernardi (PDT) e Felipe Braga Côrtes (PSDB).

Propostas
O presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, Chyu Cheng Yen, também presente ao encontro, disse que foi debatido com a delegação projetos que estão em estudo e que poderiam ser efetivados em Curitiba, como a criação de um hospital voltado à medicina chinesa, uma feira de inovação tecnológica e uma Chinatown com foco na gastronomia.

A província
Jiangsu situa-se na região leste litorânea da China continental. Tem área de 100 mil km², onde moram 79 milhões de pessoas, em 892 cidades. É uma das províncias com economia mais próspera da nação, representando 10% do PIB, atrás apenas da província de Guangdong. Em 2013, o PIB foi de $ 950 bilhões e estima-se que neste ano ultrapasse $ 1 trilhão.

Segundo os membros da comitiva, a educação, o desenvolvimento tecnológico, as instituições de ensino superior e os cursos técnicos estão entre os melhores do país, contando com 131 instituições superiores, 25 cursos e colégios particulares. Atualmente 1,8 milhão de pessoas estuda em cursos superiores e 800 mil fazem qualificação nas escolas técnicas.