CMC apoia campanha Outubro Rosa; ônibus do Erasto atende nesta quarta

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 17/10/2023 16h10, última modificação 17/10/2023 16h15
Com atendimentos gratuitos, ônibus do Erasto Gaertner estará na Câmara de Curitiba nesta quarta (18), das 10h às 16h.
CMC apoia campanha Outubro Rosa; ônibus do Erasto atende nesta quarta

Vereadores de Curitiba e servidores se reuniram para foto oficial em apoio à campanha Outubro Rosa. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

 A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) reforçou, nesta terça-feira (17), o alerta à campanha Outubro Rosa, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. O presidente Marcelo Fachinello (Pode) suspendeu a sessão por alguns minutos, após a votação de projetos de lei, para o registro de foto oficial com vereadores e servidores na escadaria do Palácio Rio Branco, sede do Poder Legislativo, em apoio ao movimento mundial

“Pelo segundo ano consecutivo, a unidade móvel Conscientizar+, programa do Hospital Erasto Gaertner, estará na Câmara Municipal de Curitiba em apoio à campanha de prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa”, lembrou Fachinello. “A ação será amanhã, dia 18 de outubro, quando uma equipe especializada em oncologia vai atender mulheres que trabalham no Legislativo e que passarem pela praça Eufrásio Correia”, completou.

Gratuitos e abertos à população, os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, das 10h às 16h. O ônibus do Erasto Gaertner ficará no estacionamento em frente à praça Eufrásio Correia (saiba mais). Além disso, o Palácio Rio Branco estará iluminado com a cor rosa, até a noite desta quarta, em apoio à campanha mundial de prevenção ao câncer de mama.

Conforme a “Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil”, publicada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o país deve registrar 73.610 novos casos de câncer de mama entre 2023 e 2025, 3.650 deles no estado do Paraná. A incidência é maior em mulheres a partir dos 50 anos e os homens representam cerca de 1% dos casos da doença.

O Outubro Rosa começou em 1990, nos Estados Unidos, e o movimento hoje é mundial. Nos últimos anos, a campanha também passou a alertar para a prevenção e o diagnóstico do câncer do colo do útero.