Outubro Rosa: no dia 18, ônibus do Erasto vai atender na Câmara

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 13/10/2023 09h00, última modificação 10/10/2023 09h07
Ação voltada à prevenção e ao combate ao câncer de mama será em frente à Praça Eufrásio Correia.
Outubro Rosa: no dia 18, ônibus do Erasto vai atender na Câmara

O ônibus do Conscientizar+ é equipado com consultório, elevador para a acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção, sala de reunião e banheiro. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Pelo segundo ano consecutivo, a unidade móvel do Conscientizar+ (C+), programa do Hospital Erasto Gaertner (HEG), estará na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) em apoio à campanha de prevenção ao câncer de mama, Outubro Rosa. A ação será no dia 18 de outubro, quando uma equipe especializada em oncologia vai atender mulheres que trabalham no Legislativo e as que passarem pela Praça Eufrásio Correia. O ônibus estará em frente à praça, no estacionamento externo da Câmara. 

O programa Conscientizar+ foi lançado pelo hospital em 2019, com foco no diagnóstico precoce de doenças. Já os atendimentos itinerantes começaram em julho do ano passado, em meio à pandemia da covid-19. O programa conta com duas unidades móveis, equipadas com consultórios, elevador para a acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção, sala de reunião e banheiro. 

Na unidade móvel que estará no estacionamento da CMC no dia 18 de outubro, serão ofertados exames físicos, além de orientações sobre o autoexame da mama e os cuidados com o colo uterino. Os atendimentos serão gratuitos e realizados por ordem de chegada. Nos exames físicos, o objetivo é identificar sinais e sintomas iniciais de câncer. Se for necessária uma avaliação mais aprofundada, será feito o encaminhamento para o Erasto Gaertner. O atendimento será entre as 10h e as 16h.

Chefe da Divisão de Saúde Ocupacional da CMC, Liege da Fonseca Rocha explica que a ação é uma “oportunidade especial”, pois o atendimento voltado à prevenção e à promoção em saúde ajuda no diagnóstico precoce do câncer de mama e, consequentemente, contribui com a diminuição das complicações da doença e dos óbitos. “Sempre reforçamos que precisamos conversar sobre [a doença], fazer exames para se conhecer e se prevenir”, disse a servidora do Legislativo. 

É com muita alegria que podemos realizar por mais um ano esta parceria com o Hospital Erasto Gaertner e, com isso, ter um olhar cuidadoso com nossas servidoras, colaboradoras e vereadoras”, completou a chefe da Saúde Ocupacional. No ano passado, cerca de 50 mulheres que passaram pela unidade móvel do C+ foram atendidas. A ação na CMC é coordenada pela Divisão de Saúde Ocupacional, com o apoio da Diretoria de Gestão de Recursos Humanos.

Por que prevenir o câncer de mama?

Segundo dados do Ministério da Saúde e do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres no mundo inteiro. A doença também é o câncer que mais mata mulheres em nosso país, depois do de pele: são previstos 74 mil novos casos por ano entre 2023 e 2025. Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).