Cidadania para professor Hespanha marca retorno das solenes

por Assessoria Comunicação publicado 24/10/2014 10h35, última modificação 27/09/2021 11h11

No dia 28 de outubro a Câmara Municipal de Curitiba promoverá uma sessão solene, a partir das 20 horas, para conferir ao professor António Manuel Botelho Hespanha o título de cidadão honorário de Curitiba. A iniciativa da homenagem é do vereador Paulo Salamuni (PV), presidente do Legislativo (006.00024.2013).

É o primeiro evento dessa natureza realizado pela Câmara desde o dia 27 de junho, quando a desembargadora Maria Mércis Gomes Aniceto também recebeu a cidadania honorária em sessão solene. Essas atividades haviam sido temporariamente interrompidas em função das eleições. A cidadania honorária é um título conferido a personalidades nascidas em outras localidades que tenham contribuído de alguma forma para o desenvolvimento de Curitiba.

Neste sentido, desde 2009, o Professor Hespanha vem desenvolvendo atividades acadêmicas junto à Universidade Federal do Paraná (UFPR), como professor do Programa de Pós-graduação em Direito e como professor visitante em diversas ocasiões.

Nascido em Coimbra, em 1945, e graduado em direito pela universidade daquela cidade em 1967, Hespanha consolidou uma vasta carreira acadêmica, descrita na justificativa do projeto do vereador Salamuni. António Manuel Hespanha também é reconhecido por seus trabalhos relacionados à história dos países ibéricos e de suas colônias.

Entre suas obras, destaque para “A História do Direito na História Social” (1977), “História das instituições: épocas medieval e moderna” (1982), “As vésperas do Leviathan: instituições e poder político” (1994), “Cultura jurídica europeia: síntese de um milênio” (1996) e “O caleidoscópio do Antigo Regime” (2012).

Tribuna Livre


A Tribuna Livre da próxima quarta-feira (29) será ocupada pela pastora Bianca Daiane Ucker Weber, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Bianca falará sobre a relação entre Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante, e a música sacra (de natureza religiosa). A iniciativa do convite partiu do vereador Sabino Picolo (DEM) em conjunto com o vereador Tito Zeglin (PDT).  Lutero publicou suas 95 teses teológicas no dia 31 de outubro de 1517.

No dia 6 de novembro a presidência da Câmara Municipal receberá a visita de Luiz Henrique Sossella Costa Lima, cônsul do Peru no Paraná e Rolando Ruiz, cônsul do Peru no Rio de Janeiro. Além deles, participarão da visita o comendador Francisco Rafael Sagasti Miller e Tiago Belache. A conversa tratará das relações entre o Brasil e o Peru face á implantação do Mercosul.