Cidadania Honorária ao General Penteado será entregue em sessão solene

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 14/09/2021 17h30, última modificação 15/09/2021 11h04
A honraria ao general do Exército Brasileiro Carlos José Russo Assumpção Penteado foi aprovada pela Câmara de Curitiba em setembro de 2020.
Cidadania Honorária ao General Penteado será entregue em sessão solene

General Penteado comanda a 5ª Divisão de Exército (5ª DE) do Exército Brasileiro desde julho de 2019. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove, nesta quarta-feira (15) às 8h, sessão solene para entregar o título de Cidadão Honorário da capital ao general Carlos José Russo Assumpção Penteado, comandante da 5ª Divisão de Exército (5ª DE) do Exército Brasileiro. A solenidade será transmitida pelas redes sociais do Legislativo: YouTube, Facebook e Twitter.

O solenidade é uma iniciativa do gabinete parlamentar de Sabino Picolo (DEM), um dos autores da lei municipal 15.716/2020, aprovada pela Casa em setembro do ano passado (projeto de lei 006.00002.2020). Natural de São Paulo (SP), o general Penteado ingressou no Exército em 1982, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Antes de comandar a 5ª DE, localizada no Forte do Pinheirinho e que abrange Paraná e Santa Catarina, ele já esteve à frente do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Ponta Porã – MS) e a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Santiago-RS). Também foi Adido Naval e do Exército junto à Embaixada do Brasil no Equador (2012–2014).

A Cidadania Honorária de Curitiba a Carlos Penteado será mais uma condecoração para a sua lista. Ele é cidadão honorário das cidades de Ponta Porã (MS) e de Leavenworth, no Kansas (EUA). Também já recebeu as Ordens de Mérito Militar Cavaleiro, Oficial e Comendador; além das medalhas Brigadeiro João Manoel, Alferes Joaquim José da Silva Xavier e Estrela Das Forças Armadas do Equador.

A solenidade será transmitida nesta quarta-feira, a partir de 8h, pelas redes sociais do Legislativo. Logo após, a CMC promove a terceira sessão ordinária da semana, também com transmissão em tempo real pelo YouTube, Facebook e Twitter.