Câncer de mama: lei do Outubro Rosa Pet está valendo em Curitiba
20% dos casos de câncer de mama em pets são diagnosticados tardiamente e 85% dos tumores são malignos. (Foto: Canva)
Já está em vigor em Curitiba a lei municipal 16.550/2025, que instituiu a Campanha Outubro Rosa Pet. O objetivo da norma é fomentar as ações para conscientizar a população sobre a saúde animal, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama animal. A iniciativa partiu da vereadora Andressa Bianchessi (União) e foi aprovada pela Câmara Municipal em agosto.
Conforme a legislação, durante o Outubro Rosa Pet, serão divulgadas informações sobre o câncer de mama animal e demais patologias mamárias; os serviços de saúde animal gratuitos disponíveis à população; os riscos e efeitos colaterais do uso indiscriminado de fármacos contraceptivos hormonais.
Veja como foi o debate em primeiro turno, em agosto.
A lei 16.550/2025 é necessária, segundo a vereadora defendeu em plenário, porque o câncer de mama atinge 45% das fêmeas caninas e 30% das felinas. Bianchessi fez um alerta: “20% dos casos são diagnosticados tardiamente e 85% dos tumores são malignos".
A norma também prevê a conscientização sobre a importância da adoção de animais, desestimulando a compra em pet shops. A ideia é que as ações sejam realizadas em parceria com clínicas veterinárias e organizações da sociedade civil. Celebrada anualmente no mês de outubro, a campanha fará parte do calendário oficial de eventos de Curitiba.
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba