Câmara terá canal para denúncias sobre pontes e viadutos

por Assessoria Comunicação publicado 25/11/2019 12h00, última modificação 11/11/2021 09h12

Nesta segunda-feira (25), a Comissão Especial para Avaliação de Pontes e de Viadutos definiu as primeiras ações a serem realizadas pelo grupo de vereadores. A reunião na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi presidida por Mauro Ignácio (PSB), na presença de Bruno Pessuti (PSD), Cacá Pereira (DC), Serginho do Posto (PSDB), Professor Silberto (MDB), Oscalino do Povo (Pode) e Maria Manfron (PP).
 
Os vereadores decidiram que será criado um canal para que a população possa fazer denúncias e sugestões à Comissão de Pontes e Viadutos. “Vamos disponibilizar um banner [com um formulário online] no site e um e-mail para essa comunicação com a população”, confirmou Ignácio. A comissão também protocolará um pedido oficial de informações ao Executivo, solicitando a relação de pontes, viadutos e trincheiras conhecidas pela administração pública.
 
Enquanto o Executivo responde o pedido, serão feitas diligências para avaliar in loco o estado das estruturas mais conhecidas. Nesta sexta-feira (29), a comissão realiza suas primeiras diligências: às 14h30 irá vistoriar a ponte de madeira do parque Tingui, indo na sequência ao Viaduto do Capanema. A comissão contatará o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e os cursos de engenharia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que haviam manifestado interesse prévio no trabalho do colegiado, para que eles acompanhem as vistorias.
 
A Comissão de Pontes e Viadutos recebeu, de Serginho do Posto, a sugestão para que se estude uma mudança normativa que torne obrigatório o registro dessas estruturas no cadastro técnico de logradouros – no qual são identificadas as vias públicas da cidade.
 
Comissão Especial
Aprovada pela CMC em maio de 2019, a Comissão Especial para Avaliação de Pontes e de Viadutos foi instalada em 20 de novembro após as lideranças partidárias, segundo a proporcionalidade, concluírem a indicação dos membros (051.00001.2019). O grupo é formado por nove vereadores e, inicialmente, tem 30 dias para concluir os trabalhos e apresentar relatório com suas conclusões e eventuais recomendações à Prefeitura, além de outros encaminhamentos.
 
A comissão especial foi criada, por iniciativa de Bruno Pessuti, com o objetivo de vistoriar os viadutos e pontes da cidade, catalogá-los e avaliar a integridade das estruturas. Motivou o trabalho uma resposta da Cosedi (Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis) sobre o trabalho de fiscalização do órgão, que fazia avaliações “quando solicitada” (062.00074.2018). Na peça, havia a indicação desta lacuna que é o mapeamento oficial dessas estruturas na cidade.