Câmara reúne comunidade no combate às drogas

por Assessoria Comunicação publicado 09/11/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 16h08

“Nós não fazemos nada sozinhos. Sempre precisamos da participação de todos.” A afirmação é da coordenadora do programa “Conversando com Vizinhos”, psicóloga Ivone Neves, durante a primeira reunião com os participantes da iniciativa, que visa o combate às drogas e alcoolismo, realizada nesta segunda-feira (8), no Anexo II da Câmara Municipal.
O programa, lançado no dia 18 de outubro, integra uma parceria do Legislativo curitibano com Secretaria Estadual de Justiça e objetiva sensibilizar a comunidade vizinha para a necessidade de co-participação no processo de mudança, proporcionando troca de informações, uma vez que a Casa é o local mais adequado para discussões de questões de cidadania. Na seqüência, a meta é capacitar pessoas no combate às drogas, através de grupos de voluntários treinados pela secretaria.
Para o secretário Executivo do Conselho da Coordenadoria Estadual Antidrogas (Conad), Jônatas Davis de Paula, é preciso uma mobilização social. “Queremos que as pessoas percebam e discutam o problema”, afirmou, acrescentando que as drogas lícitas (álcool e tabaco) são as que causam os maiores problemas, já que envolvem todos os cidadãos. “Os maiores gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) são com dependência química e alcoolismo”, informou. Durante seu pronunciamento, enfatizou, ainda, a importância e necessidade da modificação das leis penais.
O administrador da Facinter, Jamil Fonseca, que também participou da reunião, abordou o tema segurança e sua relação com as drogas. “Nós pagamos impostos para ter segurança e, mesmo assim, temos que pagar segurança particular para proteger nossos alunos na saída da universidade”, afirmou.
Para a presidente da Associação de Cidadãos de Vila Izabel (Assebel), Kátia Zilli, a campanha lançada pela Câmara vai trazer consciência sobre o perigo das drogas, podendo abranger, futuramente, toda a cidade. O diretor de segurança da Assebel, Rosalvo de Moura Jorge, acrescentou que os grupos das ruas são poderosos e o único meio de combatê-los é formando grupos tão poderosos quanto os de rua.
Na próxima reunião, marcada para o dia 22, será definida a pauta das ações a serem executadas.
Presenças
Compareceram ao evento o presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB); o diretor Administrativo e Financeiro, João Carlos Milani Santos; Alberico Ventura Nascimento, da Associação dos Comerciantes do Largo da Ordem – Setor Histórico; Regina Célia Gireli, membro da comunidade e pesquisadora sobre dependência química, entre outros.