Câmara recebe cônsules do Japão e da Polônia

por Marcio Silva — publicado 10/11/2021 17h03, última modificação 10/11/2021 17h03
Keiji Hamada e Marta Olkowska participaram da sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba.
Câmara recebe cônsules do Japão e da Polônia

Na Mesa da Câmara Municipal da esquerda para a direita, os cônsules Marta Olkowska e Keiji Hamada e os vereadores Flávia Francischini (PSL) e Tico Kuzma (Pros).(Foto: Rodrigo Fonseca)

A sessão plenária desta quarta-feira (10) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) teve a participação do cônsul geral do Japão, Keiji Hamada, e da cônsul geral da República da Polônia, Marta Olkowska. O diplomata japonês esteve na Casa a convite de Nori Seto (PP) para se apresentar aos vereadores e vereadoras, pois assumiu o posto atual no mês passado. Já a representante da Polônia veio falar sobre os 150 anos da imigração polonesa no Brasil. O convite foi de Mauro Ignácio (DEM) e Tito Zeglin (PDT).

Ainda antes da sessão, Hamada foi recebido no gabinete da presidência pelo vereador Tico Kuzma (Pros). Os dois conversaram sobre os desafios trazidos pela pandemia e formas de intensificar as relações entre os dois países. Kuzma comentou ainda sobre projetos estruturantes de Curitiba, como o Bairro Novo da Caximba, que deve beneficiar até 1.700 famílias e representa investimentos de quase  €50 milhões de euros, e os mais de R$ 2 bilhões previstos em investimentos no projeto de lei do Plano Plurianual (PPA), que está em tramitação no Legislativo.

O cônsul geral do Japão, que possui jurisdição sobre os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, trocou presentes com o presidente Kuzma. A Câmara recebeu uma peça de cerâmica Tamba Tachikui, fabricada na Província de Hyogo, cidade de Sasayama e arredores, em um dos seis fornos mais antigos do Japão. Já o cônsul foi agraciado com uma peça em vidro que representa o Palácio Rio Branco, sede histórica da CMC e com o livro Curitiba - biocidade.

Em plenário, Nori Seto deu boas vindas ao cônsul, que já atuou em países como Zimbábue, Moçambique e Botsuana. Ele colocou a Câmara de Curitiba à disposição para contribuir com o trabalho do consulado e com as relações bilaterais entre Brasil e Japão. O vereador destacou que Curitiba possui a segunda maior comunidade Nikkei do Brasil, com aproximadamente 40 mil descendentes de japoneses. “Temos vários locais em Curitiba que fazem referência ao Japão, presença forte na gastronomia e tradição em eventos culturais, como os festivais matsuris.

Polônia
O vereador Mauro Ignácio foi o responsável por fazer uma saudação à cônsul Marta Olkowska, que responde pela representação polonesa, além do Paraná, em mais 16 estados. O parlamentar citou que em 30 de setembro foram realizadas uma série de celebrações relacionadas aos 150 anos da imigração polonesa no Brasil e exibiu um vídeo que retratou diversas festividades, realizadas no Memorial de Curitiba e nas Paróquias São Marcos e Santa Ana, além de missa de ação de graças na Catedral, seguida de comemoração no bosque Papa João Paulo II, com participação do vereador Tito Zeglin.

“As 34 primeiras famílias polonesas chegaram no Pilarzinho e depois foram para os bairros Taboão, Abranches, Orleans e, na sequência, em toda a Curitiba. O Paraná possui cerca de 300 mil poloneses, o estado brasileiro com mais imigrantes desta etnia. Nossa gratidão a essa comunidade, que admiramos e respeitamos, sua religiosidade, cultura, e culinária, que fazem parte do cotidiano de Curitiba”, completou Mauro Ignácio.

A cônsul agradeceu a “calorosa recepção na Casa da Democracia em Curitiba”. “Somos parte desse povo há 150 anos, portanto expresso aqui nossa gratidão a esta cidade, em nome do povo e do governo polonês. Foi aqui que os imigrantes tiveram oportunidade de encontrar uma vida mais tranquila, pois a Europa passava por um momento complicado. Chegaram aqui com a vontade de construir tudo do zero e trouxeram uma ética de trabalho singular”, afirmou.

Ignácio agradeceu a presença de diversos representantes da colônia polonesa que acompanharam a homenagem: padre Carlos Luiz Bacheladenski; Bernard Fila; Marilia Manikowski Pietruk; Jorge Luiz Kalinowski, trineto do pioneiro da Colônia Abranches, Jacob Kalinowski; o casal Eugênio e Maria Rzepkowski, que são filhos de poloneses da última leva de imigrantes, que se instalaram na Vila do Imigrante, no Pilarzinho; Volnei Lopes da Silva; e João Cláudio Sarot, diretor da Sociedade Abranches; e Paulo Kochany, secretário do consulado.

>>> Veja mais fotos dos eventos aqui e aqui no Flickr da CMC.