Câmara realiza Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho

por Claudia Krüger | Revisão: Alex Gruba — publicado 18/08/2023 11h10, última modificação 23/08/2023 17h40
Com o tema “Conexões em ação”, objetivo é potencializar a liderança, a comunicação e os relacionamentos interpessoais.
Câmara realiza Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho

Câmara realiza anualmente a Semana de Prevenção ao Acidente de Trabalho. (Foto: Arquivo/CMC)

** A Semana Sipat foi cancelada e ainda não tem uma nova data definida.

Começa no próximo dia 28 a Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho (Sipat) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O evento, que tem programação até 1º de setembro, irá contar com palestras e atividades com servidores, vereadores e funcionários terceirizados. Neste ano, o tema será “Conexões em ação”, com o objetivo de potencializar a liderança, a comunicação e relacionamentos interpessoais. As atividades, que serão realizadas no auditório do Anexo 2, são uma iniciativa da Divisão de Saúde Ocupacional (DSO) em parceria com a Diretoria de Gestão e Recursos Humanos (DGRH). 

A abertura da semana será feita pelo presidente do Legislativo, Marcelo Fachinello (Pode), a partir das 14h do dia 28. Nessa mesma tarde, haverá aula de ginástica laboral e também palestra com Carolina Bocchi Maia. A palestrante aborda, nacionalmente, temas como motivação, gestão do trabalho, saúde do trabalhador, entre outros. Já recebeu a Comenda de Honra ao Mérito de Segurança e Saúde no Trabalho, honraria dada a profissionais que, nos últimos 30 anos, lutaram para melhoria da qualidade de vida do trabalhador brasileiro. 

Na terça-feira (29), as atividades começam às 9h, com a abertura da “Caça ao Tesouro”. A dinâmica consiste em dicas de segurança no trabalho divulgadas pelos canais de comunicação da Câmara, as quais devem ser seguidas. Vence quem encontrar o envelope premiado. Às 9h30, haverá encontro de autocuidado e autoimagem. Aromaterapia e automassagem integram os temas da manhã. No período da tarde, a partir das 14h, haverá palestra sobre apoio à empregabilidade assistida, com o servidor da Prefeitura de Curitiba Adriano Benedito Laurindo, da Fundação de Ação Social (FAS). 

Já os assuntos pertinentes à carreira dos servidores municipais serão tema das atividades da quarta-feira (30). A partir das 10h30, haverá explanação sobre o Plano de Previdência Complementar CuritibaPrev. Às 11h15, Filipi de Mello Attini falará sobre a melhor forma de trilhar o caminho para a saúde financeira. À tarde, iniciando às 14h30, acontece o mutirão da Diretoria de Gestão de Recursos Humanos. Na oportunidade, os servidores receberão orientações sobre cálculo previdenciário, educação financeira, benefícios aos funcionários do Legislativo, e também aos integrantes da associação dos servidores e do sindicato do Legislativo. 

Na quinta-feira (31), haverá palestra com o tema “Você sabe quanto vale o seu trabalho?”, com Glauco Requião, diretor-geral da Câmara de Curitiba, a partir da 9h30. No período da tarde, às 14h30, o assunto será Saúde Mental e Relações Pessoais, subdividido em Segurança Psicológica no Trabalho, com o psicólogo da CMC, Rogério dos Santos, e Comunicação Não Violenta (CNV), com a terapeuta integrativa Adriana Czelusniak. O encerramento da semana será na sexta-feira (1º), às 10h, com abraço coletivo em volta do Palácio Rio Branco, prédio histórico da CMC.