Câmara qualifica servidores para período de avaliação de desempenho

por Ana Claudia Krüger | Revisão: Celso Kummer* — publicado 22/08/2025 12h55, última modificação 22/08/2025 14h02
Progressão anual de carreira e validação de estágio probatório dependem da avaliação de desempenho.
Câmara qualifica servidores para período de avaliação de desempenho

Legenda: Servidores da CMC participaram de treinamento para processo de avaliação de desempenho. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A fim de qualificar seus servidores, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu, no último dia 14, um treinamento para a realização da avaliação anual de desempenho. A atividade, desenvolvida pela Diretoria de Gestão de Pessoas (Dgep), tem como público-alvo servidores efetivos da Casa. O encontro serve de base para as análises de desempenho realizadas pelas chefias e pelas comissões de avaliação de estágio probatório. A verificação sobre o trabalho dos servidores neste ano ocorre durante o mês de setembro e diz respeito ao período de 1º de outubro de 2024 a 30 de setembro de 2025.

O evento foi transmitido pelo canal da CMC no YouTube. Veja as fotos do evento no Flickr. 

Avaliar é um ato de liderança, mas também de justiça, desde que observados os critérios estabelecidos para a avaliação”, pontuou a psicóloga organizacional Adriana Straube, da Divisão de Saúde Ocupacional. Para Izaque Campos, presidente da Comissão de Avaliação de Desempenho (Cad), avaliações bem executadas geram redução de conflitos e fortalecimento de vínculos de confiança. “A nível institucional, quando usada com rigor e de forma construtiva, as avaliações trazem respostas positivas”, disse Campos. 

A avaliação de desempenho fundamenta a progressão anual de carreira dos servidores. Também é utilizada para o acompanhamento dos servidores que se encontram em estágio probatório, ou seja, nos três primeiros anos de serviço público, período no qual o servidor é avaliado semestralmente para ser efetivado ou não no cargo.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques