CMC marca presença na Conferência de Assistência Social de Curitiba

por Diogo Dreyer*, com Diretoria de Comunicação | Revisão: Ricardo Marques — publicado 07/07/2023 09h05, última modificação 31/07/2023 10h26
O presidente Marcelo Fachinello e outros vereadores estiveram na abertura do evento, nessa quinta-feira (6).
CMC marca presença na Conferência de Assistência Social de Curitiba

O vereador Marcelo Fachinello fez parte da mesa na abertura da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) foi representada pelo presidente Marcelo Fachinello (Pode) na abertura da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, na manhã dessa quinta-feira (6). O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e pela Fundação de Ação Social (FAS) e tem a participação de trabalhadores da política de assistência social, usuários dos serviços, representantes de entidades e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). 

“A Câmara Municipal está de portas abertas para receber as demandas sociais, em especial as que forem levantadas durante a conferência, que serve como um fórum crucial para avaliarmos nosso progresso, identificar lacunas em nossos serviços sociais e traçar um rumo para um futuro mais inclusivo e equitativo”, apontou Fachinello. “O tema da assistência social está em voga na CMC e tem sido muito debatido pelos vereadores, inclusive com sugestões de melhorias para as políticas públicas da cidade.” 

Os vereadores Oscalino do Povo (PP) e Professora Josete (PT) também acompanharam a abertura do evento, que vai até esta sexta (7), na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Realizadas a cada dois anos, as conferências de assistência social são espaços de caráter deliberativo que permitem o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais de seus usuários. 

O tema central da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social é "Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos", que será abordado durante a palestra magna da professora e coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR, a assistente social Juciméri Isolda Silveira. O Suas é o Sistema Único de Assistência Social. O evento terá, ainda, a escolha dos representantes do município que atuarão como delegados na 14ª Conferência Estadual de Assistência Social do Paraná, que será realizada de 3 a 5 de outubro, em Cascavel. 

* Do Gabinete da Presidência