Câmara homenageia os 80 anos da UBE

por Assessoria Comunicação publicado 05/11/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 15h57

Com o plenário e as galerias lotadas aconteceu nesta quinta-feira (4), na Câmara Municipal, uma das sessões solenes mais concorridas do ano. A homenagem aos 80 anos de fundação da União dos Escoteiros do Brasil, uma proposição do vereador Paulo Salamuni (PMDB), que preside a entidade, contou com a presença de inúmeros convidados, lideranças políticas e autoridades, além de representantes de mais de 60 grupos de escotismo. A sessão, presidida pelo vereador José Aparecido Alves, o Jotapê (PSB), foi abrilhantada pela banda da Polícia Militar, regida pelo maestro Marcos Crudi.
Em seu discurso de saudação, Salamuni falou sobre a história da instituição, sua vinda para o Brasil, a filosofia, os objetivos e metas do movimento. “Atualmente, o escotismo está presente em 215 países e territórios e conta com mais de 28 milhões de integrantes. Baden Powell, que fundou o movimento, em 1907, o definia como sendo uma escola de cidadania através da destreza e habilidade em assuntos mateiros”, destacou o vereador, explicando que o conceito veio se modificando através do tempo e que já foi visto como “revolução na educação”, “método de educação complementar imaginado”. Hoje, o escotismo é tido como uma educação para toda a vida e recreação como finalidade que contribui para o desenvolvimento dos jovens, promovendo a plena realização de suas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas.
Homenageados
Na ocasião, foram homenageados o vice-governador, Orlando Pessuti; o deputado federal Gustavo Fuet; o comandante do Cindacta II, coronel aviador Carlos de Aquino; o secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Reinhold Stephanes; o diretor-geral do Detran, Marcelo Almeida; o diretor-presidente da União Brasileira dos Escoteiros – região Paraná, Irineu Muniz de Rezende Neto; o conselheiro nacional de administração da UBE, Renato Eugênio de Lima; o vereador Reinhold Stephanes Júnior (PMDB); o delegado Nasser Salmen, representando a Polícia Civil do Paraná, e o alpinista Waldemar Niclevicz, entre outros.