Vereadores homenageiam médico Josué Bruginski de Paula

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 15/06/2023 09h40, última modificação 15/06/2023 10h19
Durante a semana, a Câmara de Curitiba também entregou diplomas para empresários e para liderança de pastoral da Igreja Católica.
Vereadores homenageiam médico Josué Bruginski de Paula

Professor Euler entregou a homenagem ao médico Josué Bruginski de Paula pelo desenvolvimento do Projeto Aico. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, nessa quarta-feira (14), a entrega de votos de congratulações e aplausos ao médico Josué Bruginski de Paula. A homenagem, de autoria do vereador Professor Euler (MDB), foi concedida em razão do desenvolvimento do Projeto Aico, sigla em inglês para Oclusor Ativo Implantável para Colostomias e pela participação nas etapas finais do Prêmio Eurofarma (077.00302.2023).

Euler explicou que o projeto desenvolvido pelo homenageado trata-se de um esfíncter artificial implantável que pode ser acionado por controle remoto, isto é, um dispositivo capaz de eliminar a necessidade da bolsa de colostomia e, com isso, devolver aos pacientes o controle efetivo da evacuação. “E essa inovação traz às pessoas que podem colocar o implante AICO uma vida diferente, uma vida com mais mobilidade, com mais dignidade”, declarou.

“Não tenho dúvida de que o desenvolvimento desse produto que o senhor criou vai trazer uma vida melhor para um sem-número de pessoas, uma qualidade de vida obviamente muito maior para elas e, portanto, merece o reconhecimento da cidade de Curitiba”, elogiou o parlamentar. Acompanharam a entrega da homenagem a esposa do homenageado, Darlene Coelho, seu filho André Coelho e Fernando Mizote, presidente do Conselho do Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (CODECAM). 

Fachinello e família Bon PanPrêmio Profissional do Ano

Já na terça-feira (13), o presidente Marcelo Fachinello (PSC) entregou o Prêmio Profissional do Ano 2021 para Egídio Kasper, fundador e proprietário da Panificadora Bon Pan, localizada no Novo Mundo. A homenagem se deu pelo trabalho realizado, junto com a família, desde a fundação da empresa, em 1997 (202.00010.2021).

O vereador explicou que a honraria não foi entregue em 2021 por conta da pandemia e, posteriormente, por problemas de saúde do homenageado. “Ele se recuperou e, felizmente, por isso, eu digo que o momento é muito especial: ele pôde estar aqui. Deus deu a possibilidade de ele se recuperar, ter saúde e estar neste momento aqui recebendo esse prêmio”, declarou Fachinello. A homenagem se estendeu aos outros membros da família de Egídio: à esposa Salete Kasper e aos filhos Fernando e Fabrício Kasper.

“E isso é fruto do trabalho de vocês, do que vocês fizeram durante esses mais de 30 anos de atividade aqui em Curitiba. Vieram para cá para crescer, para desenvolver um negócio, para que como família pudessem ter sua subsistência e hoje são profissionais de sucesso”, completou Fachinello. O Prêmio Profissional do Ano é regulamentado pela lei municipal complementar 109/2018 e é destinado para “agraciar personalidades que se destacaram em trabalhos desempenhados nas áreas da indústria, comércio e serviços no Município de Curitiba”.

Kuzma e KrugerBandeirante Compressores

Na mesma manhã, Tico Kuzma (PSD) homenageou a Bandeirante Compressores com votos de congratulações e aplausos pelos 45 anos de atividades na cidade de Curitiba. O proprietário Luiz Fernando Kruger recebeu a honraria pela dedicação à empresa que criou junto ao pai, Valmor Ribeiro Kruger, em 1978 (077.00321.2023).

O vereador relatou que o homenageado tinha apenas 22 anos quando pai e filho iniciaram as atividades da empresa num espaço alugado, no centro da cidade, oferecendo serviços de manutenção em compressores. Em 1985, compraram um terreno no bairro Hauer, onde construíram a primeira sede própria, até hoje sua matriz.

Por questões de saúde, Valmor se afastou do trabalho e Luiz Fernando assumiu a liderança dos negócios, em 1988. “Desde jovem, ele demonstrava um espírito empreendedor, ajudando a família de origem humilde ao trabalhar como engraxate, vendedor de vasos e, até mesmo, vendendo os doces e os salgados que sua mãe produzia para auxiliar no sustento da casa”, enalteceu Kuzma. “Esse voto foi aprovado por todos os vereadores, então leve, em nome da Câmara Municipal, o nosso muito obrigado a todos os colaboradores e a você, Luiz, o nosso muito obrigado por tudo o que tem feito pela nossa cidade”, finalizou.

Tito e coordenador pastoralPastoral de Comunicação

Em seguida, Tito Zeglin (PDT) entregou o diploma de votos de congratulações e aplausos para o coordenador da Pastoral de Comunicação (Pascom) do Santuário São José do Capão Raso, Vinicius Barros Caetano Pinto (077.00206.2023). O reconhecimento, explicou o vereador, deve-se ao "trabalho feito diariamente para informar e atender aos fiéis de uma das maiores igrejas da cidade de Curitiba”.

“Eu aposto muito na juventude, gosto muito de ver o jovem fazendo as coisas acontecerem. Comunicar-se é um grande desafio. Hoje, todos falam muito, [mas] poucos têm realmente algo a dizer. Falamos cada vez mais alto, mas, ainda assim, menos nos ouvimos. E é por isso que precisamos destacar o trabalho de comunicadores, como é o caso desse menino que está aqui, o Vinicius Barros”, enalteceu Zeglin.

“Ele é responsável pelas redes sociais do Santuário, a identidade visual, a divulgação de eventos, as transmissões que acontecem de programas evangelizadores e socioeducativos”, relatou o parlamentar. “Hoje, com 24 anos, pode-se orgulhar de realizações à frente da Pascom, como a inclusão de Libras nas missas da Paróquia e o Acordes de Luz, evento que reúne mais de mil pessoas para uma noite musical e gera encantos às vésperas do Natal."

Requerimentos aprovados

Durante a semana, a Câmara também aprovou novos votos de congratulações e aplausos. Na terça, Marcelo Fachinello defendeu homenagem de sua autoria à ginasta Barbara Domingos, conhecida como Babi Domingos (077.00350.2023). “É uma grande ginasta de nível internacional, atleta curitibana que tem levado o nome da nossa cidade mundo afora e orgulhando todos nós, curitibanos, paranaenses e brasileiros com essas conquistas”, elogiou o vereador.

Herivelto Oliveira (Cidadania) parabenizou o vereador pela indicação e reforçou que Curitiba tem uma tradição muito grande na ginástica olímpica. “Inclusive, na década de 1980, a seleção brasileira treinou aqui durante muitos anos” e, continuou, “é uma lembrança boa que o senhor traz homenageando a Bárbara Domingos e, de certa maneira, também outras atletas que fizeram tanto pelo país na ginástica olímpica”.

Já na última segunda-feira (12), Mauro Bobato (Pode) defendeu o requerimento de sua iniciativa para homenagear a Sociedade Operária Beneficente Esportiva Iguaçu pela comemoração dos 104 anos de fundação (077.00346.2023). “Eu achei que a gente não podia deixar de fazer essa homenagem, então todos vereadores votam. Eu tomei essa iniciativa pela amizade que eu tenho com o Sidnei [Toaldo] e por saber da história que tinha, acho nada mais justo e legítimo”, declarou o vereador. Sidnei Toaldo (Patriota) se manifestou para “agradecer todo o apoio da diretoria e, principalmente, porque o Clube Iguaçu não é só futebol, é trabalho social, é responsabilidade e, por isso, está vivo, e a gente vai galgar por muitos e muitos anos”. 

Rodrigo Reis (União), na mesma manhã, debateu a proposta de votos de congratulações e aplausos, de sua autoria, à Igreja Presbiteriana de Nova Jerusalém pelo aniversário de 15 anos da organização administrativa, representada pelo pastor Otoniel Palma (077.00347.2023). O parlamentar lembrou que “a Igreja Presbiteriana é uma das mais antigas daqui de Curitiba”. “Nosso agradecimento ao pastor Otoniel Palma por me receber lá. Ele tem feito um trabalho brilhante de assistência social e que nós vamos apoiá-lo”, concluiu. 


*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba