Câmara entrega título a Stica nesta quinta

por Assessoria Comunicação publicado 26/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h24

O deputado estadual Natálio Stica receberá nesta quinta-feira (27) o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A homenagem, proposta pelo vereador Pedro Paulo (PT), terá início às 20h, no plenário do Palácio Rio Branco. Stica nasceu na cidade da Lapa, em 1952. É casado e pai de três filhos. Durante sua infância, trabalhou com o pai e os irmãos em uma olaria. Após ter concluído o ensino básico, mudou-se para Curitiba, onde se empregou como frentista, ao mesmo tempo em que estudava eletrônica no Senai, vindo a trabalhar na Siemens. Em 76, ingressou na Petrobras, como instrumentista, onde permaneceu ativo até assumir o primeiro mandato de vereador, em 1992. Stica, que sempre lutou por questões de trabalho e justiça, contribuiu em mobilizações e organizou muitas greves em favor dos trabalhadores. Foi dirigente sindical dos petroleiros do Paraná e Santa Catarina e presidente da Coordenação Nacional do Departamento dos Petroleiros da CUT.
O deputado foi presidente do Diretório do PT de Curitiba, em 1992, quando assumiu seu primeiro mandato como vereador. Em 94, foi candidato a deputado federal, porém não se elegeu, ficando como primeiro suplente, com 18 mil votos. Reelegeu-se vereador em 1996, numa prova de confiança de seus eleitores, por seu trabalho árduo e honesto. Sempre esteve ao lado da classe trabalhadora e um dos exemplos é que evitou o “self-service” nos postos de combustíveis da Capital, garantindo, assim, 4 mil empregos. Devido à sua importância, a proposta foi enviada para Brasília, onde foi aprovada, conservando 350 mil empregos. Legislou, ainda, sobre a utilização de gás veicular em Curitiba.
Em 1998, candidatou-se a deputado federal, conquistando 28.700 votos e ficando como suplente. Como vereador, em 99, esteve envolvido em vários projetos, como o de rodízio das funerárias, tendo sido, inclusive, presidente da CPI das Funerárias instalada pela Câmara; da proibição de consumação mínima em bares e casas noturnas, incentivo aos esportes motorizados, entre outros, além de integrar a Comissão das Enchentes.
Em 2002, foi candidato a deputado estadual, sendo eleito com 31 mil votos. No ano passado, ocupou o cargo de vice-presidente da Assembléia Legislativa e, hoje, é o líder do Governo naquela Casa.