Ação Social em Curitiba serve de exemplo para América Latina

por Assessoria Comunicação publicado 26/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h24

Trinta e três prefeitos, secretários municipais e vereadores de seis países da América latina, que participaram do 3º Encontro Internacional para Cooperação Institucional no Paraná, foram à FAS – Fundação da Ação Social e conheceram o trabalho da Prefeitura voltado às famílias carentes, idosos e crianças em situação de risco social. Segundo o vereador Mario Celso Cunha (PSB), líder do governo na Câmara, as atividades ali desenvolvidas na área social chamaram a atenção de todos os visitantes que afirmaram “tratar-se de algo inovador, fazendo de Curitiba uma referência para todos”.
Para Mario Celso, a importância do trabalho da FAS está no incentivo ao cidadão de buscar a auto-sustentabilidade, ao invés de apenas distribuir comida grátis ou doar roupas. “Os liceus do ofício, que formam a maior rede pública de formação profissional do Brasil, abrem caminhos para a geração de renda e foram bastante elogiados pelos visitantes”.
Disk Solidariedade
Neste programa da Prefeitura, qualquer pessoa pode doar móveis, utensílios domésticos com apenas um telefonema para a central 156. O material doado será pego na casa do doador, sofrerá reformas se for o caso, e será distribuído para famílias em situação de emergência. Para Mario Celso, este serviço ajuda a desenvolver a solidariedade na população.
“Os programas foram tão apreciados pelos visitantes que seis cidades da Costa Rica começaram a implantar um Plano Diretor depois de conhecer Curitiba”, informou o vereador.