Câmara encerra atividades da 3ª turma do Parlamento Jovem

por Assessoria Comunicação publicado 20/11/2019 12h10, última modificação 11/11/2021 09h07

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (20), foi encerrada a 3ª edição do Parlamento Jovem, programa iniciado em 2017 que é uma parceria entre a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). A iniciativa permite que os participantes, após passarem por uma eleição, simulem o dia a dia do trabalho parlamentar: discutam problemas da cidade, apresentem e votem propostas de lei. Eduardo Pimentel, prefeito em exercício, falou sobre a importância da participação dos jovens na política. “Precisamos de novas cabeças”, disse ele.

Estavam presentes no evento Rogerio Takayassu Lemos, servidor da Seção de Gestão de Programas Institucionais da Escola Judiciária Eleitoral, representando o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR); Hélio Gilberto Amaral, diretor da Escola de Gestão Pública do TCE-PR, representando o conselheiro Nestor Baptista, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná; João Frederico Rocha Loures e Souza, gerente Executivo de Educação do Sistema FIEP; Fabiane Franciscone, gerente de Educação Básica do Sistema FIEP; Iran Frank da Silva, diretor do Colégio Estadual Ernani Vidal; Jaqueline Teresinha Sandri Rossato, diretora do Colégio SESI CIC; Sara de Almeida de Oliveira, assistente pedagógica do Colégio SESI FESP; Tatiana Fonseca Duarte, assistente pedagógica do Colégio SESI Internacional; e Maria Cecília de Figueiredo Cruz, diretora do Colégio SESI Portão.

Professor Euler (PSD), 2º secretário da Câmara e presidente da Escola do Legislativo explicou que durante algumas tardes os estudantes estiveram presentes na Casa para conhecer o que é o Poder Legislativo. Ele agradeceu ao presidente da Câmara Sabino Picolo (DEM) pela oportunidade de coordenar os trabalhos. “Pude fazer o que mais gosto que é estar junto aos jovens podendo levar a eles algumas informações pertinentes, no caso sobre o processo legislativo e a Câmara”. De acordo com ele, foram tratados temas como a elaboração e a apresentação de projetos de lei, bem como o trâmite dessas propostas pelos diversos departamentos do Legislativo. A 3ª edição do Parlamento Jovem simulou tudo que os vereadores fazem, como por exemplo, composição de blocos e eleição de uma mesa.

O vereador esclareceu que nesta edição do Parlamento Jovem houve algumas diferenças em relação às anteriores. “Foi apresentada aos estudantes a possibilidade de apresentar sugestões e requerimentos ao Executivo. Além disso, foi enfatizado a eles que a função mais importante de um vereador é a de fiscalizar”, disse Euler. O parlamentar lembrou que no último encontro com os estudantes, compareceu vestido com uma camiseta produzida pelo Instituto Paranaense de Compliance (IPACOM) com os dizeres: “integridade sempre vale a pena”. Euler também parabenizou o servidor Fernando Portas da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Curitiba pela organização dos encontros.

Projeto e sugestões
Maria Eduarda Spake, do Colégio SESI Portão, apresentou seu projeto que trata da obrigatoriedade primeiros socorros em formação continuada nos CEIs. De acordo com a estudante, a medida pode anteceder a chegada do SAMU e do SIATE em casos de quedas, fraturas, engasgamentos e demais eventualidades. A proposta não implicaria em gasto para o Executivo nem na criação de cargos. Maria Eduarda lembrou da existência da Lei Lucas, que foi aprovada pela Câmara Municipal em 29 de outubro de 2018 por iniciativa de Mauro Bobato (PODE), mas ela destacou que, ao contrário da Lei Lucas, que impõe a obrigatoriedade para escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), sua proposta está voltada para os CEIs.

Na segunda edição do Parlamento Jovem, dois projetos apresentados pelos estudantes foram acolhidos pela Comissão de Educação, Cultura e Turismo e viraram lei: as semanas de Conscientização e Combate ao Bullying e do Ambientalismo Consciente. A lei acatada estabelece que as atividades de conscientização e combate ao bullying no ambiente escolar deverão ocorrer na semana do dia 7 de abril, e ser realizadas preferencialmente em instituições de ensino. Já a Semana do Ambientalismo Consciente deve compreender o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Em ambos os casos, as ações podem ser organizadas pelo poder público ou por empresas e organizações sem fins lucrativos, a critério da Prefeitura de Curitiba.

Os estudantes da 3ª edição do Parlamento Jovem apresentaram uma série de sugestões ao Executivo. Duas foram lidas em plenário. Uma delas, de autoria de Beatriz dos Santos Gomes, presidente da mesa eleita pelos estudantes, trata da implantação de módulos da Guarda Municipal em locais estratégicos dos bairros. Segundo ela, há alguns anos existiam módulos policiais nos bairros o que criava uma ligação entre os policiais e as comunidades. Também foi lida a sugestão de Ana Paula Kürten para que sejam distribuídos absorventes femininos nas Unidades de Saúde. A estudante explicou que a ideia já é aplicada com relação a preservativos, o que é muito positivo do ponto de vista da saúde sexual da população. “Menstruação não é uma escolha”, disse ela que complementou: “dos 15 aos 45 anos, uma mulher gasta em média R$6 mil reais em absorventes. Tal importância poderia ser vertida para outros gastos”.

Participantes
Colégio Estadual Ernani Vidal: Fernanda Silva de Oliveira, Flávia Szuck Perrini, Jesselyn Gabriela Nunes, Lohany Gabrielly Blocki, Nathan Vinícius de Oliveira Leal Camargo e Renata Ventre Mathias. Colégio SESI Unidade CIC: Alisson Felipe da Cruz e Luana Karoline Ramos. Colégio SESI Unidade FESP: Antonia Pinotti Von Hartenthal, jhennifer Santos Teixeira, leliane Sanches Zamboni, Luiz Carlos Jordão Neto, Pércio Henrique Correa, Sofia Carlakoski e Victoria Maria Leôncio Mahle. Colégio SESI Unidade Internacional: Ana Paula Kürten, Beatriz dos Santos Gomes, Evillyn Luara dos Santos, Fernando D’Ávila Oliveira, Isabela Cury Marques, João pedro Alves Terrabuio, João Pedro Guimarães Lins e Yasmin Chueda. Colégio SESI Unidade Portão: Maria Eduarda Spake.