Câmara de Curitiba e secretário discutem incentivo ao esporte

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 14/04/2023 13h30, última modificação 19/04/2023 10h21
O debate será feito na Tribuna Livre, espaço democrático da CMC, realizado nas sessões das quartas-feiras.
Câmara de Curitiba e secretário discutem incentivo ao esporte

O Sestiba trata dos atletas de alta performance, mas também da atividade física e do lazer para todos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

*** Tribuna Livre cancelada porque, segundo o propositor - o vereador João da 5 Irmãos -, o convidado teve uma agenda em Brasília.

Na Tribuna Livre da próxima quarta-feira (17), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe o secretário do Esporte, Lazer e Juventude da capital, Carlos Eduardo Pijak Junior. Por proposição do vereador João da 5 Irmãos (União), o convidado deve falar sobre as políticas públicas no Município para o incentivo à atividade física e ao lazer.

“O Departamento de Lazer é responsável pelo desenvolvimento das políticas públicas para o lazer na cidade de Curitiba e prevê ações direcionadas à comunidade, adotando o conceito de lazer relacionado à atividade física, à qualidade de vida e à ludicidade”, cita a justificativa da proposição (076.00022.2023). 

A Câmara de Curitiba finaliza, na próxima segunda (17), a votação da mensagem do Executivo para criar o Sistema Municipal de Esporte e Lazer (Sestiba), que será coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). A meta, conforme o projeto de lei, é tornar Curitiba uma potência esportiva.

O Sestiba divide as políticas em três tipos: aquelas voltadas à formação esportiva (atividades de base), as destinadas à excelência esportiva (alta performance) e outras para o conjunto da sociedade, sob o guarda-chuva “Esporte para toda a vida”, visando à promoção da saúde e da integração social (saiba mais). 

Tribuna Livre
A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser o canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, a apresentação de uma campanha de conscientização, a discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa, etc.

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – por acordo de líderes, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos, candidatos a cargos eletivos e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

As sessões plenárias começam às 9h e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar os temas abordados na Tribuna Livre em 2023.